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A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: representações de educadores e de professores
dc.contributor.advisor | Reyes Santana, Manuel | |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, José Alberto Mendonça | |
dc.contributor.author | Horta, Maria Helena | |
dc.date.accessioned | 2011-12-07T20:06:05Z | |
dc.date.available | 2011-12-07T20:06:05Z | |
dc.date.issued | 2010-12 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Universidade de Huelva, Departamento de Educação, especialidade de Ciências da Educação, mestrado em Educación Intercultural. | por |
dc.description.abstract | Estudos desenvolvidos por diferentes especialistas atestam da importância de que o processo de transição/articulação entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo da educação básica deve ser realizado de forma contínua e integrada. As transições entre os diferentes níveis de ensino são sempre momentos marcantes na vida social das crianças/alunos, das famílias e dos educadores/professores que lhes assistem, assim como pontos delicados na morfologia dos sistemas educativos. O peso da instituição de educação pré-escolar, quer queiramos, quer não, é diferente do da escola do 1.º ciclo e o facto das crianças se verem confrontadas com novos problemas e desafios cada vez mais complexos, com a responsabilidade de terem de aprender um conjunto de conteúdos condensados no tempo e com o esforço que lhes é exigido na aprendizagem da escrita e da leitura (Ballús, 2010; Rodrigues, 2005; Serra, 2004), poderão fazer com que este processo nem sempre seja fácil e pacífico. No presente estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, tentámos compreender as concepções sobre o processo de transição/articulação da educação préescolar para o 1.º ciclo do ensino básico, por parte de educadoras e de professoras que fazem parte de agrupamentos de escolas comuns. Eram igualmente nossos objetivos identificar as principais estratégias de transição invocadas pelas educadoras e professoras, como sendo facilitadoras da continuidade educativa, bem como conhecer as suas posições relativamente ao papel que atribuem à abordagem da linguagem escrita, realizada na educação pré-escolar, no processo de transição/articulação para o 1.º ciclo. Em síntese, o estudo indica-nos que o desconhecimento mútuo dos planos curriculares se afigura como uma das causas para as dificuldades de coordenação entre os dois níveis educativos, o que dificulta o sucesso da ação desenvolvida na educação pré-escolar, ao nível da aprendizagem futura da escrita e da leitura. | por |
dc.identifier.other | AUT: HHO01913; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/895 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | por |
dc.subject | 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.subject | Estratégias de transição entre ciclos educativos | por |
dc.subject | Gestão curricular | por |
dc.subject | Linguagem escrita | por |
dc.title | A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: representações de educadores e de professores | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Horta | |
person.givenName | Maria Helena | |
person.identifier.ciencia-id | A51B-8AA8-4969 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5490-6399 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | e2162877-00a1-4c19-8d01-d68ba0768a69 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e2162877-00a1-4c19-8d01-d68ba0768a69 |