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A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: representações de educadores e de professores

dc.contributor.advisorReyes Santana, Manuel
dc.contributor.advisorGonçalves, José Alberto Mendonça
dc.contributor.authorHorta, Maria Helena
dc.date.accessioned2011-12-07T20:06:05Z
dc.date.available2011-12-07T20:06:05Z
dc.date.issued2010-12
dc.descriptionDissertação de mestrado, Universidade de Huelva, Departamento de Educação, especialidade de Ciências da Educação, mestrado em Educación Intercultural.por
dc.description.abstractEstudos desenvolvidos por diferentes especialistas atestam da importância de que o processo de transição/articulação entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo da educação básica deve ser realizado de forma contínua e integrada. As transições entre os diferentes níveis de ensino são sempre momentos marcantes na vida social das crianças/alunos, das famílias e dos educadores/professores que lhes assistem, assim como pontos delicados na morfologia dos sistemas educativos. O peso da instituição de educação pré-escolar, quer queiramos, quer não, é diferente do da escola do 1.º ciclo e o facto das crianças se verem confrontadas com novos problemas e desafios cada vez mais complexos, com a responsabilidade de terem de aprender um conjunto de conteúdos condensados no tempo e com o esforço que lhes é exigido na aprendizagem da escrita e da leitura (Ballús, 2010; Rodrigues, 2005; Serra, 2004), poderão fazer com que este processo nem sempre seja fácil e pacífico. No presente estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, tentámos compreender as concepções sobre o processo de transição/articulação da educação préescolar para o 1.º ciclo do ensino básico, por parte de educadoras e de professoras que fazem parte de agrupamentos de escolas comuns. Eram igualmente nossos objetivos identificar as principais estratégias de transição invocadas pelas educadoras e professoras, como sendo facilitadoras da continuidade educativa, bem como conhecer as suas posições relativamente ao papel que atribuem à abordagem da linguagem escrita, realizada na educação pré-escolar, no processo de transição/articulação para o 1.º ciclo. Em síntese, o estudo indica-nos que o desconhecimento mútuo dos planos curriculares se afigura como uma das causas para as dificuldades de coordenação entre os dois níveis educativos, o que dificulta o sucesso da ação desenvolvida na educação pré-escolar, ao nível da aprendizagem futura da escrita e da leitura.por
dc.identifier.otherAUT: HHO01913;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/895
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopor
dc.subjectEstratégias de transição entre ciclos educativospor
dc.subjectGestão curricularpor
dc.subjectLinguagem escritapor
dc.titleA linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: representações de educadores e de professorespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameHorta
person.givenNameMaria Helena
person.identifier.ciencia-idA51B-8AA8-4969
person.identifier.orcid0000-0002-5490-6399
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublicatione2162877-00a1-4c19-8d01-d68ba0768a69
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