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Authors
Abstract(s)
Estudos desenvolvidos por diferentes especialistas atestam da importância de
que o processo de transição/articulação entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo da
educação básica deve ser realizado de forma contínua e integrada. As transições entre os
diferentes níveis de ensino são sempre momentos marcantes na vida social das
crianças/alunos, das famílias e dos educadores/professores que lhes assistem, assim
como pontos delicados na morfologia dos sistemas educativos.
O peso da instituição de educação pré-escolar, quer queiramos, quer não, é
diferente do da escola do 1.º ciclo e o facto das crianças se verem confrontadas com
novos problemas e desafios cada vez mais complexos, com a responsabilidade de terem
de aprender um conjunto de conteúdos condensados no tempo e com o esforço que lhes
é exigido na aprendizagem da escrita e da leitura (Ballús, 2010; Rodrigues, 2005; Serra,
2004), poderão fazer com que este processo nem sempre seja fácil e pacífico.
No presente estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, tentámos
compreender as concepções sobre o processo de transição/articulação da educação préescolar
para o 1.º ciclo do ensino básico, por parte de educadoras e de professoras que
fazem parte de agrupamentos de escolas comuns. Eram igualmente nossos objetivos
identificar as principais estratégias de transição invocadas pelas educadoras e
professoras, como sendo facilitadoras da continuidade educativa, bem como conhecer as
suas posições relativamente ao papel que atribuem à abordagem da linguagem escrita,
realizada na educação pré-escolar, no processo de transição/articulação para o 1.º ciclo.
Em síntese, o estudo indica-nos que o desconhecimento mútuo dos planos
curriculares se afigura como uma das causas para as dificuldades de coordenação entre
os dois níveis educativos, o que dificulta o sucesso da ação desenvolvida na educação
pré-escolar, ao nível da aprendizagem futura da escrita e da leitura.
Description
Dissertação de mestrado, Universidade de Huelva, Departamento de Educação, especialidade de Ciências da Educação, mestrado em Educación Intercultural.
Keywords
Educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico Estratégias de transição entre ciclos educativos Gestão curricular Linguagem escrita