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Necessidades das famílias com crianças com autismo, resiliência e suporte social
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, Maria Helena | |
dc.contributor.author | Sousa, Maria João Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2016-05-10T14:37:32Z | |
dc.date.available | 2016-05-10T14:37:32Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | As perturbações do espectro do autismo (PEA) caracterizam-se tipicamente por uma tríade clínica de perturbações que afetam as áreas da comunicação, interação social e comportamento. A literatura evidencia que as famílias de crianças com PEA experienciam altos e significativos níveis de stresse. De facto, o autismo constitui um desafio muito difícil, comparativamente com outras perturbações do desenvolvimento, apresentando estas famílias necessidades muito específicas. Deste modo, pretende-se responder à necessidade de abordar a problemática das famílias com crianças com autismo, dadas as incontestáveis dificuldades e as adversidades que estas enfrentam. Esta investigação tem como objetivo geral analisar as necessidades das famílias de crianças com autismo, a resiliência e o suporte social. Participaram neste estudo, descritivo e correlacional, 48 sujeitos, famíliares de crianças e jovens com autismo, com idades compreendidas entre os 23 e os 56 anos (M = 38.21; DP = 7.74). Foi possível comprovar que o suporte social apresenta correlações com as necessidades das famílias e com a sua resiliência. Os dados obtidos no nosso estudo mostram que o género dos participantes e a idade da criança com autismo, juntamente com as necessidades das famílias e o suporte social, têm impacto na resiliência. As famílias de crianças e jovens com autismo apresentam resiliência, perante as necessidades e adversidades que enfrentam, e são apontadas necessidades que devem ser atendidas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202130878 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8199 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da educação | pt_PT |
dc.subject | Autismo | pt_PT |
dc.subject | Famíias | pt_PT |
dc.subject | Resiliência | pt_PT |
dc.subject | Suporte social | pt_PT |
dc.title | Necessidades das famílias com crianças com autismo, resiliência e suporte social | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |