Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O bem-estar subjetivo, a esperança, o otimismo e a resiliência em famílias com filhos com NEE

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação Finalíssima2.pdf1.07 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As famílias com filhos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) defrontam-se com dificuldades acrescidas no seu quotidiano. Um filho que apresente algum tipo de NEE pode ter um grande impacto na família, levando a que as relações familiares se fortaleçam ou se desintegrem. A perseverança, a coragem, a esperança, o otimismo são essenciais para resistir e recuperar perante as adversidades da vida. Apesar das dificuldades e adversidades que implica ter uma criança com NEE, nem todas as famílias reagem desadaptativamente, sendo que há famílias que conseguem enfrentar de forma positiva esta situação, apresentando elevados níveis de bem-estar subjetivo, esperança, otimismo e resiliência. Os instrumentos utilizados para esta investigação foram um Questionário sociodemográfico, a Escala de Satisfação com a Vida (Satisfaction With Life Scale), a PANAS VRP- Afeto Positive e Negativo, a Escala de Esperança (Snyder Hope Scale), a Escala de Otimismo e a Escala de Resiliência Familiar - FRAS (Family Resilience Assessment Scale). O estudo proposto tem um caráter descritivo e correlacional, procura investigar e perceber como se comportam as variáveis: bem-estar subjetivo, esperança e otimismo na resiliência das famílias com filhos com NEE. O estudo baseia-se numa amostra de 52 famílias e foi realizado em várias escolas e instituições do Barlavento Algarvio. Os resultados do presente estudo evidenciam que, as famílias com filhos com NEE não têm um nível mais elevado de resiliência no que diz respeito às variáveis da esperança e do otimismo. De acordo com os resultados obtidos neste estudo, a resiliência não prediz o bem-estar subjetivo, nem a esperança, nem o otimismo. A única variável que prediz a resiliência foi a afetividade positiva. A esperança e o otimismo apresentam correlações positivas fortes com a escala de bem-estar subjetivo, a escala de afetividade positiva e o equilíbrio afetivo.
Families with children with Special Educational Needs (SEN) are facing increased difficulties in their daily lives. A child who has some kind of special needs can have a great impact on the family, leading to that family relationships are strengthened or disintegrate. Perseverance, courage, hope and optimism are essential to resist and recover before the adversities of life. Despite the difficulties and adversities that involves having a child with SEN, not all families maladaptive react and there are families who can face this situation in a positive way, with high levels of subjective well-being, hope, optimism and resilience. The instruments used for this research were a sociodemographic questionnaire, the Satisfaction with Life Scale (Satisfaction With Life Scale), the PANAS VRP- Positive and Negative Affect, the Hope Scale (Snyder Hope Scale), The Optimism scale and Family Resilience Scale - FRAS (Family Resilience Assessment Scale). The proposed study is a descriptive and correlational nature, seeks to investigate and understand how they behave the variables: subjective well-being, hope and optimism in the resilience of families with children with SEN. The study is based on a sample of 52 families and was held in various schools and institutions in the western Algarve. The results of this study show that families with children with special needs have a higher level of resilience in relation to the variables of hope and optimism. According to the results obtained in this study, resilience does not predict subjective well-being, or hope, or optimism. The only variable that predicts resilience was positive affectivity. Hope and optimism have strong positive correlation with subjective well-being scale, the positive affect scale and emotional balance.

Description

Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016

Keywords

Bem-estar subjetivo Esperança Otimismo Resiliência Famílias Necessidades educativas especiais Subjective well-being Hope Optimism Resilience Family Special educational needs

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License