Repository logo
 
Publication

Da oralidade à escrita: reflexos no portefólio da criança

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, José Alberto Mendonça
dc.contributor.authorFaria, Ana Teresa Afonso Baptista de
dc.date.accessioned2016-05-13T17:42:06Z
dc.date.available2016-05-13T17:42:06Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractEste relatório de atividade profissional, em termos estruturais e metodológicos, configura-se como uma forma de abordagem qualitativa, tanto quando à forma como se concretiza como aos seus objetivos. É o mesmo revelador da pessoa e da educadora que sou e da que espero, ainda, um dia vir a ser. É expressão de um caminho percorrido e a percorrer, é também um esforço de melhorar tanto a pessoa como a profissional-educadora nos domínios da linguagem oral e da abordagem à escrita. Ampliar a minha intencionalidade educativa foi o desafio, bem como melhorar o desenvolvimento e aprendizagem das crianças no domínio da linguagem oral, da abordagem à escrita e da avaliação através dos seus portefólios, de forma a melhorar significativamente os resultados de aprendizagem, num processo de vários intervenientes onde a criança tem um lugar de primazia. Assim sendo, procurei encontrar o melhor caminho para promover as aprendizagens de sucesso no pré-escolar, bem como a preparação necessária para a etapa seguinte: o 1º Ciclo. O presente relatório compõem-se essencialmente de dois capítulos ou momentos principais. O primeiro é constituído pela descrição do meu percurso pessoal e profissional, bem como de outras experiências formativas, profissionais ou pessoais que, de alguma forma, influenciaram a minha profissionalidade. No segundo capítulo descrevo e analiso uma atividade de sala que marcou significativamente a minha evolução profissional e educativa, assim como o desenvolvimento e aprendizagem do meu grupo de crianças. A referida atividade - “A Casa Mágica” -, realizada com base num instrumento pedagógico que construí, revelou-se potenciadora de aprendizagens e desenvolvimento no domínio da linguagem, focalizando-se sobretudo em objetivos de desenvolvimento e aprendizagem que se prendem com o desenvolvimento da abordagem à escrita. O instrumento em causa, que não é estático, do ponto de vista pedagógico, poderá vir a ser aperfeiçoado e melhorado, ao longo do tempo, podendo acompanhar e/ou suportar a minha evolução enquanto educadora, associado à utilização do portefólio da criança como instrumento de avaliação. Quanto a este, refira-se que é uma coleção sistemática e organizada das produções das crianças cujo objetivo intrínseco é a avaliação do seu processo de desenvolvimento como forma de indicar ao educador o melhor caminho a percorrer nesse sentido. Configura-se, assim, como um desafio para o educador, que se compromete em dar o seu melhor, e para a criança, num processo de autoavaliação infantil, que se constitui, afinal, como um processo de desenvolvimento a dois que almeja o chamado trabalho de qualidade.pt_PT
dc.identifier.tid201969270
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8237
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectPortfóliospt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.titleDa oralidade à escrita: reflexos no portefólio da criançapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_final2.pdf
Size:
1.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: