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Authors
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Abstract(s)
O interesse em torno da temática do perfecionismo tem crescido nos últimos
tempos, mas apesar do suporte teórico e conceptual, os resultados da investigação
empírica são parciais e pouco conclusivos. Os principais modelos explicativos do seu
desenvolvimento defendem que a relação parental é um importante fator no
entendimento deste construto nos filhos.
Desta forma, definimos como objetivo geral a compreensão do papel do
perfecionismo parental, assim como da perceção dos filhos sobre os estilos parentais na
transmissão intergeracional do perfecionismo.
Participaram no estudo 267 crianças de ambos os sexos, com idades
compreendidas entre os 9 e os 14 anos de idade e 125 pais (pai e mãe), do concelho de
Lagos. Os instrumentos aplicados aos filhos consistiram num Questionário
Sociodemográfico, na Child and Adolescent Perfectionism Scale de Flett, Hewitt,
Boucher, Davidson e Munro (1997) e no Parental Authoritative Questionaire de Buri
(1991). Os pais responderam à Multidimensional Perfectionism Scale de Hewitt e Flett
(1991).
Os resultados revelaram uma correspondência na maioria das mesmas dimensões
de perfecionismo de pais e filhos, corroborando o modelo da aprendizagem social,
através da imitação das tendências perfecionistas dos pais. No entanto, verificou-se
ainda correspondência entre dimensões diferentes de perfecionismo de pais e filhos,
sugerindo a possibilidade de existirem outros mecanismos na transmissão
intergeracional deste construto.
Na análise do papel sexo na transmissão do perfecionismo, observamos que o
pai relaciona-se apenas com os filhos do mesmo sexo, porém a mãe relaciona-se com os
filhos de ambos os sexos.
Os resultados encontrados permitem ainda um conhecimento mais aprofundado
sobre o papel da perceção dos estilos de autoridade parental. A perceção de um Estilo
Parental Autoritário parece contribuir mais para o desenvolvimento do Perfecionismo
Socialmente Prescrito, dimensão considerada desadaptativa.
Description
Dissertação de mestrado, Psicologia Clínica e da Saúde, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
Keywords
Psicologia da saúde Crianças Perfeccionismo Parentalidade Adaptação social