Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel da criança no processo de decisão de compra da família

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Conhecer e compreender o papel da criança no processo de decisão de compra tem despertado o interesse da sociedade civil, académica e empresarial há muitos anos. Perceber o lugar da criança na família, o papel que desempenha nas decisões, os resultados desse contributo e as suas implicações no seio familiar tem estado na base de muitos estudos sobre o processo de decisão de compra familiar. O presente trabalho procura conhecer o nível de influência das crianças no processo de decisão de compra da família. Em particular, pretende-se melhor compreender os principais fatores sociais, demográficos e económicos que mais determinam essa influência. Para tal, após um revisão cuidadosa da literatura, realizou-se um questionário a uma amostra de encarregados de educação de crianças entre os 3 e os 12 anos residentes em Portugal, quanto ao grau de influência que os seus filhos desempenharam aquando a última compra de 5 produtos - o gelado, o brinquedo, o livro, a ida a parque e férias. Posteriormente procurou-se cruzar os resultados obtidos com as características sociodemográficas e económicas da família bem como alguns fatores externos, tais como a exposição à televisão e á internet das crianças. Os resultados demonstram que a influência da criança no processo de decisão de compra percecionado pelos pais varia de acordo com o tipo de produto e a etapa no processo de decisão. Observou-se também que existem algumas características sociodemográficas que têm maior expressão sobre a influência em algumas fases do processo de decisão de compra.

Description

Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License