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Advisor(s)
Abstract(s)
Conhecer e compreender o papel da criança no processo de decisão de compra tem
despertado o interesse da sociedade civil, académica e empresarial há muitos anos. Perceber o
lugar da criança na família, o papel que desempenha nas decisões, os resultados desse
contributo e as suas implicações no seio familiar tem estado na base de muitos estudos sobre o
processo de decisão de compra familiar.
O presente trabalho procura conhecer o nível de influência das crianças no processo de
decisão de compra da família. Em particular, pretende-se melhor compreender os principais
fatores sociais, demográficos e económicos que mais determinam essa influência.
Para tal, após um revisão cuidadosa da literatura, realizou-se um questionário a uma
amostra de encarregados de educação de crianças entre os 3 e os 12 anos residentes em
Portugal, quanto ao grau de influência que os seus filhos desempenharam aquando a última
compra de 5 produtos - o gelado, o brinquedo, o livro, a ida a parque e férias. Posteriormente
procurou-se cruzar os resultados obtidos com as características sociodemográficas e
económicas da família bem como alguns fatores externos, tais como a exposição à televisão e
á internet das crianças.
Os resultados demonstram que a influência da criança no processo de decisão de
compra percecionado pelos pais varia de acordo com o tipo de produto e a etapa no processo
de decisão. Observou-se também que existem algumas características sociodemográficas que
têm maior expressão sobre a influência em algumas fases do processo de decisão de compra.
Description
Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013