Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A perspectiva estratégica da análise conjunta no aperfeiçamento do processo da tomada de decisão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Castela_Perspectiva.pdf801.45 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A metodologia da Análise Conjunta (AC), encontra-se ligada à Teoria da Decisão a um nível mais complexo e, dentro das técnicas de estatística multivariada ocupa, como técnica de dependência, um espaço exclusivo (ver, Luce e Tukey, 1964; Green e Srinivasan, 1978; Hair, Anderson, Tatham e Black, 2000; Luque Martinez, 2000). Ao medir o efeito conjunto de variáveis independentes (atributos), geralmente nominais, sobre uma variável explicada ordinal (preferência), prevê a escolha de um indivíduo face a várias alternativas de conceito de produto ou de serviço, tendo por base regras de compensação (ver, Lancaster, 1966; Lynch, 1985; Louviere, 1994). A necessidade de que cada dado se possa interpretar, como o grau do efeito conjunto das variáveis independentes associadas ao seu valor, realça o papel da axiomática de medição conjunta (ver, Nickerson, McClelland e Petersen, 1990).

Description

Keywords

Estatística multivariada Análise conjunta Marketing Estratégia Desenho de experiências Desenhos factoriais fraccionários ortogonais assimétricos Metodologia de qualidade de Taguchi

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Algarve. Faculdade de Economia