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Abstract(s)
A metodologia da Análise Conjunta (AC), encontra-se ligada à Teoria da
Decisão a um nível mais complexo e, dentro das técnicas de estatística multivariada
ocupa, como técnica de dependência, um espaço exclusivo (ver, Luce e Tukey, 1964;
Green e Srinivasan, 1978; Hair, Anderson, Tatham e Black, 2000; Luque Martinez,
2000). Ao medir o efeito conjunto de variáveis independentes (atributos), geralmente
nominais, sobre uma variável explicada ordinal (preferência), prevê a escolha de um
indivíduo face a várias alternativas de conceito de produto ou de serviço, tendo por
base regras de compensação (ver, Lancaster, 1966; Lynch, 1985; Louviere, 1994). A
necessidade de que cada dado se possa interpretar, como o grau do efeito conjunto das
variáveis independentes associadas ao seu valor, realça o papel da axiomática de
medição conjunta (ver, Nickerson, McClelland e Petersen, 1990).
Description
Keywords
Estatística multivariada Análise conjunta Marketing Estratégia Desenho de experiências Desenhos factoriais fraccionários ortogonais assimétricos Metodologia de qualidade de Taguchi