dc.contributor.author | Côrtes Moreira, Sandra Cristina | |
dc.contributor.author | Pérez-Rodríguez, M. Amor | |
dc.contributor.author | Borges, Gabriela | |
dc.contributor.author | Lopes -Neto, Miguel | |
dc.contributor.author | Tejedor, Santiago | |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T09:10:42Z | |
dc.date.available | 2025-06-27T09:10:42Z | |
dc.date.issued | 2023 | en_US |
dc.date.updated | 2025-06-25T13:56:30Z | |
dc.description.abstract | O que transforma um turista em alguém que sabe sobre viagens, sobre o que envolvem, desde o momento em que prepara a saída, que experimenta e que, regressando, conta o que viu/enriqueceu? Partindo da conceção de que a literacia é uma prática social continua, holística, realizada em ambientes formais e informais e relacionada com qualquer aspeto da nossa vida e da cidadania e considerando o processo porque passa o viajante, implicando, não apenas todos com quem contacta, mas os meios de comunicação que usa e o desenvolvimento de competências específicas, realizamos uma investigação, que, partindo dos modelos de Pérez-Rodríguez e Delgado-Ponce (2012), Ferrés e Piscitelli (2012) e Scolari et. al. (2018), tem como objetivo compreender as Competências em Tourism Literacy (CTL) e propor uma definição do conceito, que seja trabalhado e abordado pelos investigadores e permita a melhoria da comunicação nesta área. A mediação ganha uma importância estratégica na definição das CTL, já que qualquer interveniente no processo turístico assume o papel de mediador, de educador não formal, que estabelece a ligação entre todos e orienta a sua ação para o desenvolvimento integral do ser humano. Quem serão esses mediadores? O turista, as OGDs, os media, os anfitriões, partindo da premissa que este é um processo nunca terminado, em que se prepara, experimenta e aprende, ou, como diz Tejedor (2021), se vai, olha e, sobretudo, entende. Ou seja, é um processo educomunicativo. | por |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.identifier.doi | 10.25766/F1W3-FD08 | en_US |
dc.identifier.isbn | 978-989-8797-98-8 | en_US |
dc.identifier.slug | cv-prod-4498172 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/27309 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Instituto Politécnico de Leiria | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Educomunicação | en_US |
dc.subject | Turismo | en_US |
dc.subject | Literacia mediática | en_US |
dc.subject | Literacia Turistica | en_US |
dc.subject | Redes sociais | en_US |
dc.title | Literacia Turística: a mediação e a sua importância para o conceito. | por |
dc.type | book part | en_US |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 46 | |
oaire.citation.startPage | 12 | |
oaire.citation.title | Literacia Turística: a mediação e a sua importância para o conceito. | en_US |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Côrtes Moreira | |
person.familyName | Borges | |
person.givenName | Sandra Cristina | |
person.givenName | Gabriela | |
person.identifier.ciencia-id | B610-F5C8-1A2D | |
person.identifier.gsid | Sandra Cortes-Moreira (0000-0003-4067-3501) | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4067-3501 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9016-9907 | |
person.identifier.rid | NJR-8737-2025 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56055327500 | |
rcaap.cv.cienciaid | B610-F5C8-1A2D | Sandra Cristina Côrtes Moreira | |
rcaap.rights | openAccess | en_US |
relation.isAuthorOfPublication | ef2708fb-04c8-45a5-aa0c-b142ff6a91db | |
relation.isAuthorOfPublication | c14b1950-2f6d-4073-aca1-49984c7210b6 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ef2708fb-04c8-45a5-aa0c-b142ff6a91db |