CAC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
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Recent Submissions
- Investigação em arte, ensino e experiências transcontinentaisPublication . Sales, José Albio Moreira de; Tavares, MirianA organização deste livro é um esforço no sentido de divulgar pesquisas no campo da arte/educação e média arte digital produzidas por docentes/pesquisadores que atuam no Brasil, Portugal, Cabo Verde, Marrocos e Macau. A iniciativa teve como ponto de partida a colaboração entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade do Algarve (UAlg), envolvendo, dentre outros setores destas instituições, o Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE e o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da UAlg. Foi essa constante interlocução que nos levou a organizar este livro, dando continuidade a um diálogo profícuo entre as nossas instituições.
- Paulo Freire e a educação como obra de arte: ensinar exige ética e estéticaPublication . Carlos, Elter ManuelA reflexão educacional, no construto dialógico das suas dimens.es ético-crítica e epistemológica, faz do investigador-professor um hermeneuta e intérprete do sentido, pondo-o à escuta da energia e da força dos (con)textos e dos discursos pedagógicos, que, no curso da historicidade, inscrevem-se na existência enquanto verdadeiros espaços de signific(ação). Ela cria no intérprete (educador/educando; investigador) um estado de alma que o permite escutar o que está explícita ou implicitamente dito. Revela-se, assim, de inevitável e assaz importância estar-se apto a questionar o(s) (con)texto(s) e deixar-lhes vir à luz através da lógica da fecundidade da pergunta (Gadamer,1999). É nesta lógica que (con)sentimo-nos interrogados pelos (con)textos de Paulo Freire e, a partir de tal atitude, ousamos empreender este ensaio de interpretação filosófica como via de pensar a educação como obra de arte.
- Investigação em arte, ensino e experiências transcontinentaisPublication . Sales, José Albio Moreira de; Tavares, MirianA organização deste livro é um esforço no sentido de divulgar pesquisas no campo da arte/educação e média arte digital produzidas por docentes/pesquisadores que atuam no Brasil, Portugal, Cabo Verde, Marrocos e Macau. A iniciativa teve como ponto de partida a colaboração entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade do Algarve (UAlg), envolvendo, dentre outros setores destas instituiç.es, o Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE e o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da UAlg. Foi essa constante interlocução que nos levou a organizar este livro, dando continuidade a um diálogo profícuo entre as nossas instituições.
- Projeto invitro: no caminho da democratização e da transdisciplinaridade entre artefatos, experiências e pensamento criativoPublication . Fernandes Marcos, Adérito; Moita da Silva Pereira, Selma EduardaO projeto INVITRO, ou simplesmente INVITRO, foi lançado como um centro transdisciplinar no cruzamento entre arte, tecnologia e ciência, assumindo como foco primordial a investigação, desenvolvimento e experimentação baseada na criação e desenvolvimento de artefatos (tecnológicos digitais e híbridos); tendo tido como fundadores a Universidade Aberta de Portugal, o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, Portugal e a Artech-Int– Associação Internacional de Arte Computacional. O /rRO visa estabelecer práticas de democracia cognitiva, abrindo janelas (invitros) entre e com as disciplinas, conhecimento, pensamento crítico e criativo, em torno do processo de criação digital de índole artística e experimental de artefatos, enquanto abarca outras dimens.es humanas como a espiritualidade, o divertimento e a emotividade.
- A/r/cografia no ensino e prática artística: a experiência no doutoramento em média-arte digitalPublication . Jorge Agostinho Alves da Veiga, PedroEste texto propõe apresentar, enquadrar e demonstrar uma metodologia de investigação criativa suportada em prática artística, a a/r/cografia, especificamente orientada para a investigação e prática no domínio das artes digitais. Pretende, assim, divulgar e promover a sua utilização noutras instituições e, eventualmente, em contextos de ensino. Para isso, será feita uma sua apresentação teórica prévia, incluindo as abordagens metodológicas que estão em sua origem, conceitos-chave e etapas constitutivas.
- O jogo unbully: fantasia e empatia para enfrentar o discurso de ódio em comunidades onlinePublication . Evangelista, Gabriel; costa, susana; Martins, Ana; Mendes da Silva, BrunoNos últimos anos, o universo dos videojogos evoluiu para um ecossistema dinâmico que fomenta comunidades, através da interação online, desempenhando um papel cada vez mais significativo na vida contemporânea (Crawford et al.; 2011; Yee, 2014; Rivera-Vargas et al., 2018). Nesse universo, os jogadores podem explorar, experimentar e interagir em mundos virtuais, transcendendo as limitaç.es do espaço, do tempo e das normas sociais.
- Arte e cultura popular nos cursos de artes visuais: insistência/resistênciaPublication . Guimarães, Leda Maria de Barros; Sales, José Albio Moreira deEstou na docência em Artes Visuais na Faculdade de Artes Visuais da UFG desde 1997, trabalhando com a disciplina de Arte e Cultura Popular, buscando, ao longo desse tempo, deflagrar discuss.es que ampliem perspetivas na maneira de compreender esses termos, juntos ou conjugados. A experiência dessa oferta não me trouxe “certezas” a respeito da validade da existência da disciplina no currículo do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Pelo contrário, a cada oferta, surgem inquietações sobre a forma como licenciandos(as) percebem esse campo de estudo, se conseguem estabelecer correlações com a sua formação na contemporaneidade ou, se ao se tratar de “arte popular”, pensam logo em algo obsoleto que não cabe mais na contemporaneidade. Essas dúvidas não se referem à minha perceção acerca da importância do assunto, tanto é que as experiências pedagógicas desenvolvidas de 1997 a 2000 ajudaram a construir parte da minha pesquisa de doutorado realizada na ECA-USP (Guimar.es, 2005) sob a orientação de Ana Mãe Barbosa, entre os anos de 2001 e 2005.
- A espetacularização da educação artística: investigando o imaginário visual de uma escola do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Fernandes, João Álvaro; Fragoso, AntónioMesmo que a arte não seja simplesmente consumível, [...] a sua receção pode replicar a relação estabelecida pelos bens de consumo propriamente ditos. [...] Nas mercadorias culturais consome-se o seu ser-para-outro abstrato, sem que elas sejam verdadeiramente para os outros; na medida em que lhes estão ao serviço, enganam-nos. (Maia, 2022, p. 38).
- O ensino da arte contemporânea numa perspetiva pós-humanista: o caso de MarrocosPublication . Laranjinha, NatáliaA globalização, as catástrofes ambientais, a proliferação da tecnologia e as desigualdades sociais, entre outros, convergiram para a necessidade urgente de repensar o ensino em geral e o das artes em particular. A própria noção de ser humano, atualmente cerno de mutaç.es, incita-nos a uma abordagem pós-humanista do ensino da arte, nomeadamente da contemporânea. Pretende-se, após delinear os contornos da educação à luz do pós-humanismo, apresentar a sua aplicação no ensino da disciplina “artes do espetáculo”, integrada no Mestrado em “Literatura, Artes e Multimédia”, numa universidade marroquina.
- Educação estética em mostras artístico-pedagógicas no curso de pedagogiamédiaPublication . Souza, Elton da Silva; Moraes, Ana Cristina deDurante o processo de investigação de mestrado, conduzido na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), desenvolvemos uma mostra artístico-pedagógica, em colaboração com estudantes do Curso de Pedagogia que participaram de uma pesquisa de mestrado. A iniciativa, centrada no método “Colcha de Retalhos”, de Berkenbrock-Rosito (2009), incentivou os participantes a criarem obras visuais inspiradas em suas próprias vivências. A qualidade e o impacto dessas produções nos motivaram a expandir o projeto para além das salas de aula, organizando uma exposição nos corredores da universidade. O propósito deste artigo é refletir acerca do potencial educativo das mostras artístico-pedagógicas na formação de pedagogos, destacando como a interseção entre arte e o campo educacional pode enriquecer o aprendizado e fomentar a criatividade dos futuros profissionais da área.
