CAC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
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Recent Submissions
- Desenvolvimento de um sistema de interatividade intocável para a performance de live cinema: SSL2020Publication . Caeiro Perfeito, Ana de JesusO presente artigo relata o processo de criação de um sistema de interatividade intocável para a performance de live cinema SSL2020. Esse sistema possibilita a performer de interagir ao vivo com os elementos áudio e visuais da obra, assim como de manipular a narrativa do filme, através dos movimentos corporais. Utilizou-se um periférico computacional que deteta os gestos das mãos, um software de programação visual para a criação do projeto, e uma interface intermédia que atua como um controlador digital. O conjunto destas tecnologias forma um sistema que não necessita de toque direto nos objetos para funcionar durante a performance.
- Roteiros: da criação como experimentaçãoPublication . de Queiroz Carneiro Dourado, Ana Patricia; Tavares, Mirian; Salles, CeciliaEm um passeio por diferentes práticas de roteiro do cinema brasileiro contemporâneo, o livro Roteiros: Da criação como experimentação detém-se sobre a experiência do roteiro cinematográfico enquanto função mais do que enquanto formato. Propõe, pelo plural do termo (Roteiros), olhar para a ferramenta como um recurso à experimentação. Por sua natureza de passagem, os roteiros oferecem um modo de pensar (e de criar) transitório e, por isso mesmo, propulsor. Algo que “é” ao mesmo tempo em que projeta e inspira “serás”. Os roteiros, como modos de pensar e de fazer, dialogam com diferentes momentos da criação e se reconstroem nos gestos de dar a criar ao espectador. Constituem, sobretudo, um recurso à testagem de hipóteses, e lembram-nos da impermanência e do inacabamento das narrativas (tantas e diversas) que habitam o mundo e que configuram uma das tantas matérias da criação dos sujeitos e dos roteiros. Como molas, os roteiros tencionam, incitam e projetam a criação de filmes possíveis e, por vezes, impossíveis. Em sua dinâmica móvel, ajudam o filme a manter-se vivo em meio ao processo (geralmente longo) de feitura. Recontam-se, restauram-se e reescrevem-se a cada nova leitura (versão), como um modo de reativar a experiência de imaginar e de fazer imaginar filmes. Esse modo de olhar para o roteiro vem para este estudo, sobretudo, da observação de diferentes relatos de processo e estratégias de criação de cineastas brasileiros, como Anna Muylaert, Eliane Caffé, Leonardo Mouramateus, Marcelo Gomes, Karim Ainouz, Alê Abreu e Cao Guimarães, entre outros. O recorte do roteirista-diretor deu-se diante do desejo de acompanhar, pelos arquivos da criação desses cineastas, o desdobramento do roteiro ao longo do processo de criação – antes, durante e depois das filmagens – entretanto com enfoque prioritário para os modos de fazer do roteiro e em busca do que lhe é intrínseco. A exemplo de Aristóteles em sua Poética, que buscou elaborar uma teoria com base na prática de artistas do seu tempo, este livro ensaia uma elaboração teórica com base na prática de importantes roteiristas do cinema brasileiro do nosso tempo. Uma “poética do roteiro” inspirada nas práticas do cinema brasileiro contemporâneo – uma entre muitas possíveis – e que busca oferecer uma visão complementar (mais do que oposta) às bibliografias de roteiro tradicionais e àqueles interessados em estudar a criação em geral, e o fazer do cinema e do roteiro em específico.
- Working definitions in literature and tourism: a research guide. 2nd editionPublication . Quinteiro, Sílvia; Quinteiro, Sílvia; Marques, Maria JoséAs a recent field of studies, literature and tourism still seeks to establish the limits of their corpus, to create, or to adapt methodologies, and find a set of concepts/definitions, from which all researchers can operate. Working Definitions in Literature and Tourism – A Research Guide ddresses this need. A set of over sixty inputs were produced by a wide range of specialists,each defining the concept in their own way. Considering that future readers will have a variety of backgrounds, the authors were invited to write their entries as a starting point for further research on the topic or topics to which they refer, and so suggestions for further readings are also included. This book is therefore a meeting place for researchers from around the world, who have generously agreed to share with the scientific community contributions from areas in which they are experts, as well as a starting point for new and additional research.
- Performances: ensaios sobre o espectadorPublication . Gorzillo, Maria Regina; Soares, Ana; Dourado, Patrícia; Martinelli, Paula; Miranda, WagnerPerformances: ensaios sobre o espectador investiga o processo de criação artística contemporânea a partir de alguns projetos específicos dos artistas brasileiros Lygia Pape, Eleonora Fabião e do coletivo Opavivará!, além da artista sul-africana Lhola Amira. Nesses processos, depara-se com ações que convocam o espectador a tomar parte da construção do ato criador por meio de distintas maneiras de estar em contato com essas obras, seja como elemento constitutivo, como composição estética à exposição do projeto, como viventes da materialidade do processo. O próprio fazer dos artistas delineia esse estudo sobre as performances e estabelece diálogos com o contexto histórico, social, político, cultural, comunicacional, artístico e suas mais variadas linguagens. Os procedimentos dos artistas são trazidos por meio dos rastros capturados por fontes diversas, em um esforço dos próprios artistas em registrar o ato criativo, tendo em vista as características movediças das performances. Neste livro, os elementos de interação dos processos criativos são enfatizados pelas relações corpo-espaço, observando a extensão da galeria à rua e dos corpos dos sujeitos enredados, se valendo da rua como um lugar de encontro e atritos. Trata também de averiguar mais atentamente o espectador quanto aos modos de relação, subjetivação e de coletividade em ações artísticas que sugerem à recepção vivenciar a obra de diferentes formas.
- Interactive narratives propose pluralist speech: results of a project aimed at researching and countering online hate speech in video gamesPublication . Silva, Bruno; Martins, Ana Filipa; Martins, Alexandre; Gavina, Ana; Dourado, PatríciaThe present e-book is a product of PROPS – Interactive Narratives Propose Pluralistic Discourse (2023-2024), a project that acted on the prevention and education for the media, addressing online hate speech, specifically in the context of online video games. The project focused on developing a new approach to online hate speech through the creation of interactive counter-narratives, that can motivate and engage educators, trainers, children, and young people to take an active role in containing this phenomenon. PROPS (slang for proper respect [due respect]) began with a comprehensive review of the existing literature on the topics of (online) hate speech, video games and interactive narratives as pedagogical tools. Following this, surveys and focus groups were conducted with students aged 10-18, in order to gather pertinent firsthand insights and experiences. The collected data from these activities was instrumental for creating six interactive narratives, designed as educational resources aimed at fostering reflection and discussion about the issue of online hate speech and its prevention in pedagogical settings. The project was developed by the Research Center for Arts and Communication (CIAC, University of Algarve) in partnership with Santarém Polytechnic University, University of Beira Interior and Universidade Aberta (UAb). The essays included in this collection present some of the key findings from the project, shedding light on the relevant insights that were gained and on the interactive educational tools that were developed to address and mitigate online hate speech among young people.
- Digital mediaPublication . Lambach, ClaudiaNos vários textos que este Dossier reúne, o ponto central são os resultados que as tecnologias dos media digitais têm proporcionado às diferentes culturas. Nesse contexto, os autores analisam a criação da imagem, o impacto dos algoritmos nas notícias e na audiência, o audiovisual associado à RV (Realidade Virtual) e o espetador, a produção industrial e a globalização multicultural. Acreditamos que as questões que permeiam os textos e os caminhos que os autores seguiram em seus estudos são fontes para novas discussões e sugerem uma ampla gama de desdobramentos para futuras pesquisas. Além disso, são ensaios que nos fazem pensar sobre quem somos e como vivemos em um mundo cada vez mais próximo das mídias digitais.
- Scientific fiction movies: is there any place for God?!Publication . Castro, Paulo Alexandre e; Valente, António Costa; Freire, Carla; Capucho, RitaIn scientific fiction movies, we see most of the times, deeply reflections about human nature or condition, and inevitably the post-humam (among similar themes).
- Entre Heidegger e Perniola ou sobre o cuidado, o amor e a coisificação do mundoPublication . Castro, Paulo Alexandre e; Durte, Irene Borges; Sylla, BernhardPartindo da noção de cuidado (Sorge) como ser do ser-aí (Dasien) , desenvolvida por Heidegger em Ser e Tempo.
- Amélie Nothomb: os tubos da consciência ou a metafísica migratória dos neuróniosPublication . Castro, Paulo Alexandre e; Macedo, Ana Gabriela; Sousa, Carlos Mendes de; Moura, VítorNo princípio, era o nada. E o nada não era vazio nem indefinido: não admitia nada a não ser ele próprio. E Deus viu que isso era bom. Por nada deste mundo teria criado fosse o que fosse.
- Is there an Aesthetics Brain? A brief essay on the neuroaesthetics quantification of beautyPublication . Castro, Paulo Alexandre eIt is possible today to determine, with some precision (according to the most recent studies in neuroscience and evolutionary psychology), the areas of the brain and the neural networks involved when an individual contemplates art, when feeling pleasure, or when judging about aesthetic experience. However, many questions remain open. First, the philosophical question about the subjective nature of this kind of judgments. Then, what happens in the mind (or should it be said, in the brain?) of the beholder when contemplating art or judging in favor (or not) of the beauty of an object. And the ultimate question, if we have an aesthetic brain. Another issue that must be addressed is if bioart and especially neuroart can contribute to this analysis and if they can be effectively quantified as art. Thus, this brief essay seeks to provide some understanding about this questions but most importantly about the existence of an aesthetic brain, which may ultimately contribute to open doors to other problems of philosophy such as the hard brain-mind problem.