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Authors
Abstract(s)
Em Portugal, tal como no estrangeiro, verifica-se que os estudantes experimentam
dificuldades em Matemática à entrada do ensino superior de ciências e tecnologias, as
quais têm causado problemas de natureza pessoal, institucional e social. Neste trabalho,
apresenta-se uma investigação desenvolvida com o propósito de obter resultados que
facilitem a definição de estratégias que visem atenuar essas dificuldades.
Parte substancial do estudo, fundamentado no método correlacional, consiste na
análise das respostas dadas por estudantes, no início de cursos superiores de ciências ou
tecnologias, aos itens do PMAT - teste estandardizado de conhecimentos de Matemática,
elaborado e aplicado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, cuja construção foi
baseada nas áreas de conteúdo e respetivos níveis de conhecimentos exigidos nas unidades
curriculares de Matemática dos cursos em questão. Assim, depois de se confirmar um bom
nível de confiança nas medidas do PMAT, identificam-se os conhecimentos que os
estudantes têm e os que deveriam ter para transitarem da Matemática do ensino secundário
para a do superior de forma progressiva, sem sobressaltos. Também se analisam as
diferenças de desempenho no PMAT dos estudantes de grupos distintos, por género e
escola, assim como antes e após a formação do 1.º semestre.
Tendo em vista propor medidas preventivas e remediativas adaptadas às
necessidades e dificuldades sentidas pelos estudantes em Matemática, entrevistaram-se, de
forma individual e semiestruturada, dois grupos de estudantes de Engenharia contrastados
quanto ao nível de sucesso em Matemática no 1.º semestre do curso. Assim, procurou-se
conhecer as suas emoções e atitudes em relação à Matemática, as dificuldades que tinham
na adaptação à nova realidade académica e caracterizar os alunos com melhor
desempenho.
Com as respostas obtidas nas entrevistas, algumas diferenciadas por grupo, e os
resultados do PMAT, identificam-se fatores que influenciam o sucesso dos estudantes na
Matemática do 1.º semestre e propõe-se um perfil de exigências.
Description
Tese de doutoramento, Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2016
Keywords
Dificuldades em matemática Conhecimentos em matemática Adaptação ao ensino superior PMAT Itens de escolha múltipla Análise de Rasch
