Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Conhecimentos de matemática dos estudantes à entrada do ensino superior de ciências e tecnologias: contributo para a definição de um perfil de exigências

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Doutoramento Helena Monteiro.pdf17.85 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Em Portugal, tal como no estrangeiro, verifica-se que os estudantes experimentam dificuldades em Matemática à entrada do ensino superior de ciências e tecnologias, as quais têm causado problemas de natureza pessoal, institucional e social. Neste trabalho, apresenta-se uma investigação desenvolvida com o propósito de obter resultados que facilitem a definição de estratégias que visem atenuar essas dificuldades. Parte substancial do estudo, fundamentado no método correlacional, consiste na análise das respostas dadas por estudantes, no início de cursos superiores de ciências ou tecnologias, aos itens do PMAT - teste estandardizado de conhecimentos de Matemática, elaborado e aplicado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, cuja construção foi baseada nas áreas de conteúdo e respetivos níveis de conhecimentos exigidos nas unidades curriculares de Matemática dos cursos em questão. Assim, depois de se confirmar um bom nível de confiança nas medidas do PMAT, identificam-se os conhecimentos que os estudantes têm e os que deveriam ter para transitarem da Matemática do ensino secundário para a do superior de forma progressiva, sem sobressaltos. Também se analisam as diferenças de desempenho no PMAT dos estudantes de grupos distintos, por género e escola, assim como antes e após a formação do 1.º semestre. Tendo em vista propor medidas preventivas e remediativas adaptadas às necessidades e dificuldades sentidas pelos estudantes em Matemática, entrevistaram-se, de forma individual e semiestruturada, dois grupos de estudantes de Engenharia contrastados quanto ao nível de sucesso em Matemática no 1.º semestre do curso. Assim, procurou-se conhecer as suas emoções e atitudes em relação à Matemática, as dificuldades que tinham na adaptação à nova realidade académica e caracterizar os alunos com melhor desempenho. Com as respostas obtidas nas entrevistas, algumas diferenciadas por grupo, e os resultados do PMAT, identificam-se fatores que influenciam o sucesso dos estudantes na Matemática do 1.º semestre e propõe-se um perfil de exigências.

Description

Tese de doutoramento, Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2016

Keywords

Dificuldades em matemática Conhecimentos em matemática Adaptação ao ensino superior PMAT Itens de escolha múltipla Análise de Rasch

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License