Repository logo
 
Publication

Agrupamentos verticais: a interação dos professores do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCarreira, Teresa Pires
dc.contributor.authorCavaco, Cidália Maria Gonçalves Rodrigues
dc.date.accessioned2016-06-30T14:13:08Z
dc.date.available2016-06-30T14:13:08Z
dc.date.issued2004
dc.date.submitted2004
dc.descriptionDissertação de mest. em Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo insere-se num campo de investigação cujo enfoque se situa no quadro actual das instituições educativas: os agrupamentos verticais. Este modelo organizacional, ao privilegiar a articulação entre os estabelecimentos dos diversos ciclos de ensino, cria novas sinergias e dinâmicas institucionais, favorecendo a interacção dos professores dos três ciclos de ensino. Face ao pressuposto referenciado, foi nosso objectivo verificar se esta realidade organizacional, introduzida pelo Decreto-Lei n0115-A/98, de 4 de Maio, está, efectivamente, a ser consubstanciada nas escolas, ou se, pelo contrário, as mudanças pretendidas ainda se situam ao nível das intenções. De uma forma geral, podemos concluir que a expressão de Crozier (1963), a sociedade não se muda por decreto, aplica-se à realidade dos agrupamentos estudados, pois, se por um lado verificamos que os professores concordam com os pressupostos definidos no decreto supra citado, tal como constatámos aquando da validação do modelo explicativo teórico, quando questionados sobre a situação real vivenciada nas suas escolas os resultados são contraditórios. Em nosso entender, a investigação desenvolvida contribuiu para uma melhor compreensão desta nova realidade organizacional, mas tendo em conta as implicações desta problemática no todo sistémico da profissão docente, este poderá ser um ponto de partida para investigações futuras.pt_PT
dc.description.abstractThe following study centres its view in the present situation of the educational institutions: the vertical groupings. This organizational model, by privileging the articulation between the establishments from the several learning cycles, creates new synergies and institutional dynamics, favouring the teacher's interaction from the three teaching cycles. In face of this assumption, it was our objective to veriíy if this organizational reality, created by Decree Law number 115-A/98, from May the 4th, is, effectively, being applied in schools, or if, otherwise, the wanted changes are still at the intentions levei. In a general way, we can conclude that the Crozier (1963) expression, society cannot be changed by Decree, is applicable to the studied groupings, since, if in one hand we veriíy that the teachers agree with the conditions established on the above referred Decree, as we verified when we validated the theoretical model, on the other hand, when questioned about the real situation experienced on their schools, the results are contradictory. In our opinion, the investigation developed contributed for a better comprehension of this new organizational reality, but taking into consideration the implications of this issue in the whole problem of the teaching profession, this can be a good starting point for future research.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8450
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectModelo organizacionalpt_PT
dc.subjectAgrupamento verticalpt_PT
dc.subjectInteracçãopt_PT
dc.subjectRelações interpessoaispt_PT
dc.subjectRelação educativa professor/professorpt_PT
dc.titleAgrupamentos verticais: a interação dos professores do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Observação e Análise da Relação Educativapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
S14_CAVACO--Agrupamentos_verticais_a_interaccao.pdf
Size:
7.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: