Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Tourism literacy: um conceito e competências para trazer um olhar mais sustentável e ético ao turismo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
INVTUR_2024.pdf166.04 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta investigação tem como objetivos fundamentais procurar: 1- Definir o conceito de Tourism Literacy (TL); 2- Apresentar uma proposta de competências, que permita aos investigadores e demais stakeholders avaliar competências neste âmbito e aplicá-la em estudos futuros; ou seja: compreender o papel dos mediadores, quem são e como se relacionam, através dos seus canais de comunicação; como se tornam competentes e literatos, numa relação que faz parte de um processo educomunicativo, no qual existem sempre as fases de preparação, experiência e aprendizagem e em que todos são educadores não formais, estabelecem conexões, direcionando as suas ações para o desenvolvimento integral do ser humano; 3- Demonstrar que estas competências têm relação estreita com a comunicação/media, determinantes na comunicação turística e que contribuirão para os mediadores tenham práticas mais consonantes com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e as propostas da OMT (Organização Mundial do Turismo) relativas à sustentabilidade, cultura, ética e diálogo intercultural.

Description

Keywords

Literacia mediática Literacia Turistica Comunicação Educomunicação Redes sociais Turismo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

University of Aveiro

CC License