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Côrtes Moreira, Sandra Cristina

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  • Desde la alfabetización mediática a la tourism literacy. La educomunicación para un turismo sostenible
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Lopes-Neto, Miguel
    El trabajo conceptualiza la Alfabetización Turística y la competencia de ella derivada, desde la consideración de la necesidad de la Alfabetización Mediática en el contexto actual de interacciones en redes y plataformas. Para ello se analiza el papel de los mediadores turísticos, su relación a través de los medios, como actores competentes/agentes de sostenibilidad del sistema turístico, y sujetos de un proceso educomunicativo, mediante entrevistas estructuradas. Los resultados permiten delimitar el significado de la Competencia en Tourism Literacy, parte de una ecología de alfabetizaciones múltiples, relacionadas con la sostenibilidad y su promoción, y en el ámbito de lo educomunicativo.
  • Promoting tourism literacy from an educommunicator’s point of view
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Lopes-Neto, Miguel
    This work contributes to the conceptualization of tourism literacy from the approaches of media literacy. In this case, through structured interviews made with Tourism Management Organizations from Algarve, Portugal, we investigate the roles and perceptions of tourism mediators in terms of their relationship with the media and their role as agents of tourism processes from an educommunicative perspective, obtaining relevant information for the systematization of the tourism literacy competence, in terms of the dimensions and indicators for its development.
  • Potencial y desafíos de los smartphone y las redes en la educación preuniversitaria española
    Publication . Fandos Igado, Manuel; Lopes-Neto, Miguel; Côrtes Moreira, Sandra Cristina
    La investigación busca determinar el uso de los docentes del área de comunicación social en Panamá de la Inteligencia Artificial (IA) en los programas académicos de pregrado y posgrado. La metodología es un estudio mixto, descriptivo y analítico, que consiste en la revisión bibliográfica y la aplicación de encuesta. Se concluye que la IA está aquí; pero y se requiere información sobre el uso de esta herramienta, conocer sus pro y contras. Se propone actualizar y capacitar en la incorporación de la AI en los contenidos curriculares con una propuesta de Educación Mediática.
  • Tourism literacy: um conceito e competências para trazer um olhar mais sustentável e ético ao turismo
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina
    Esta investigação tem como objetivos fundamentais procurar: 1- Definir o conceito de Tourism Literacy (TL); 2- Apresentar uma proposta de competências, que permita aos investigadores e demais stakeholders avaliar competências neste âmbito e aplicá-la em estudos futuros; ou seja: compreender o papel dos mediadores, quem são e como se relacionam, através dos seus canais de comunicação; como se tornam competentes e literatos, numa relação que faz parte de um processo educomunicativo, no qual existem sempre as fases de preparação, experiência e aprendizagem e em que todos são educadores não formais, estabelecem conexões, direcionando as suas ações para o desenvolvimento integral do ser humano; 3- Demonstrar que estas competências têm relação estreita com a comunicação/media, determinantes na comunicação turística e que contribuirão para os mediadores tenham práticas mais consonantes com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e as propostas da OMT (Organização Mundial do Turismo) relativas à sustentabilidade, cultura, ética e diálogo intercultural.
  • O turismo religioso e a promoção do património cultural – a pastoral do turismo – Portugal como estudo de caso
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Franca, Margarida; Lopes-Neto, Miguel; Costa, Carlos; Fandos Igado, Manuel; Bruno
    O artigo que se apresenta procura demostrar de que forma as instituições nacionais religiosas podem dar o seu contributo à promoção do Património Cultural em Portugal e contribuir para um turismo mais inclusivo e com maior coesão social. Neste trabalho procura-se analisar a Pastoral do Turismo - Portugal, como instituição, mas ao mesmo tempo como uma ferramenta útil para a promoção e desenvolvimento do turismo religioso e/ou espiritual em Portugal. Procura-se, igualmente, dar nota das estratégias ligadas à sustentabilidade, que promovam o Património e a Religiosidade enquanto fatores identitários e parte de uma “ecologia integral”, que este organismo propõe como ferramentas para se repensar conceitos desta indústria e melhorar práticas ao nível da gestão, da governança, mas também da espiritualidade. Assim, abordam-se questões, não apenas de aplicação direta ao trabalho da Igreja, mas de promoção de uma abertura à sociedade, questões que se ligam diretamente a todas as dimensões da sustentabilidade e que incluem aspetos fundamentais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, procurando dar ao Turismo Religioso/Espiritual um rosto inclusivo, respeitador, promotor da cocriação e da integração social de todos os homens e mulheres.
  • Texting: A way to learn maternal languages. A Portuguese case study
    Publication . Aguaded, Ignácio; Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Fandos, Manuel
    A case study carried out in Portugal, at a Secondary School in Silves (a small city in the southern Algarve region), with the collaboration of Portuguese language teachers and students, and which is currently being extended to the St. Tiernan‘s Community School in Dublin, Ireland, enabled the development of a programme that uses txting (the abbreviated writing form used mainly by young people to communicate through mobile phones and IM – Instant Messaging services, such as the MSN), which is still being tested and improved, with the aim of teaching some basic maternal language grammar rules.
  • 'Do U txt?' - Using 'txting' to learn maternal languages: A Portuguese case study
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Aguaded Gomez, Ignácio
    Analysing the influence of new technologies/media (e.g., mobile phones, chats, instant messaging services) on the use and learning of maternal languages basic rules is the goal of this investigation, involving teachers and students (10th, 11th and 12th grade pupils, aged between 16 and 21) at the Escola Secundária de Silves – ESS (Algarve/Portugal), and extended to include at the Irish School of St. Tiernan’s Community (Dublin/Ireland). The use of txting, commonly pointed out as being responsible for the destruction of correct knowledge/mastery of maternal language rules in younger people is, however, in our opinion, one more factor proving the constant adaptability/transformation of languages, revealing the user’s high creativity, ability to synthesise and to introduce – in txting itself – different language skill levels. Exercises using txting were developed/applied at the ESS, proving to be motivational (both for students and teachers) and efficient in transmitting Portuguese language rules.
  • Txting to learn: a portuguese educational experience in media literacy
    Publication . Aguaded Gomez, J. ignacio; Côrtes Moreira, Sandra Cristina
    The growth of human communication through the increasing use of electronic and digital media, has increased the need for analysis, and debate, of the concept of literacy. This has been a challenge for many researchers and educators throughout the world, and also, for many social and political organizations, including UNESCO, the European Council and the European Union (EU).
  • Literacia Turística: a mediação e a sua importância para o conceito.
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Borges, Gabriela; Lopes -Neto, Miguel; Tejedor, Santiago
    O que transforma um turista em alguém que sabe sobre viagens, sobre o que envolvem, desde o momento em que prepara a saída, que experimenta e que, regressando, conta o que viu/enriqueceu? Partindo da conceção de que a literacia é uma prática social continua, holística, realizada em ambientes formais e informais e relacionada com qualquer aspeto da nossa vida e da cidadania e considerando o processo porque passa o viajante, implicando, não apenas todos com quem contacta, mas os meios de comunicação que usa e o desenvolvimento de competências específicas, realizamos uma investigação, que, partindo dos modelos de Pérez-Rodríguez e Delgado-Ponce (2012), Ferrés e Piscitelli (2012) e Scolari et. al. (2018), tem como objetivo compreender as Competências em Tourism Literacy (CTL) e propor uma definição do conceito, que seja trabalhado e abordado pelos investigadores e permita a melhoria da comunicação nesta área. A mediação ganha uma importância estratégica na definição das CTL, já que qualquer interveniente no processo turístico assume o papel de mediador, de educador não formal, que estabelece a ligação entre todos e orienta a sua ação para o desenvolvimento integral do ser humano. Quem serão esses mediadores? O turista, as OGDs, os media, os anfitriões, partindo da premissa que este é um processo nunca terminado, em que se prepara, experimenta e aprende, ou, como diz Tejedor (2021), se vai, olha e, sobretudo, entende. Ou seja, é um processo educomunicativo.
  • A igreja na sociedade em rede a partir de Manuel Castells
    Publication . Lopes-Neto, Miguel; Fandos Igado, Manuel; Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Mireya Rocío Carballeda Camacho
    Sendo a nossa forma de comunicar uma marca inegável e indelével da humanidade, uma característica que nos faz partilhar ideias, sentimentos, emoções, conhecimentos e que nos faz viver em conjunto, sendo emissores e recetores, construtores de códigos e de mensagens, criadores e utilizadores de canais diversos, poderemos igualmente afirmar que a sociedade em rede, em que vivemos atualmente, não é fruto, nem do acaso, nem é uma mudança abrupta na história da humanidade. Esta forma de experimentar a existência humana, vivenciada na sociedade hodierna, mostra-nos uma humanidade marcada por uma profunda revolução tecnológica que já leva décadas.