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Abstract(s)
Apesar da longa lista de recomendações políticas internacionais destinadas a erradicar todas as formas de discriminação com base no sexo e no género, cada país europeu continua a enfrentar diferentes desafios internos. Envolver as gerações mais jovens na análise de problemas reais, através de iniciativas na comunidade, e respeitar uma abordagem escolar holística têm sido estratégias eficazes para introduzir as questões de género na educação formal. Este foi o objetivo do projeto Erasmus+ «Igualdade em Ação» (2019- 2022), que envolveu cinco países europeus. O artigo apresenta as perceções de 114 estudantes com idades entre os 14 e os 18 anos de Portugal, Grécia, Roménia, Turquia e Eslovénia sobre as cinco questões mais importantes em matéria de igualdade de género que continuam por resolver nos seus países, bem como as propostas que sugerem para as solucionar. No final das atividades em cada escola e do intercâmbio entre as turmas dos diferentes países, crianças e jovens preencheram um questionário aberto online, onde revelaram ter tomado consciência sobre diversas áreas da vida pessoal e coletiva, em que existem desigualdades entre mulheres e homens resultantes de uma certa ordem social, que pode ser corrigida. As gerações mais jovens são capazes, de facto, de participar na construção de uma sociedade melhor, sendo críticas e atentas a si próprias e aos outros.
Description
Keywords
Igualdade de género Vozes de adolescentes Abordagem escolar integrada Mainstreaming de género em educação
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidad Complutense de Madrid
