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Retábulos no Pará e no Maranhão

dc.contributor.authorLameira, Francisco
dc.contributor.authorMendonça, Isabel
dc.contributor.authorAraujo, Renata
dc.date.accessioned2020-10-07T14:42:46Z
dc.date.available2020-10-07T14:42:46Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractOs retábulos, enquanto equipamentos litúrgicos e arquitetónicos, foram um dos principais instrumentos de intervenção da igreja católica, atingindo a sua fase de maior esplendor, na região em estudo, nos finais do século XVII e no século XVIII. O património retabular remanescente, concebido e executado por artistas sediados no território, apesar de reduzido, é constituído por alguns exemplares de grande relevância artística, não só no contexto brasileiro, mas também no Mundo português. Este estudo compõe-se fundamentalmente de duas partes. Na primeira apresenta-se uma breve caracterização da região do Pará e do Maranhão, seguida de uma abordagem específica ao património retabular, ainda que uma parte dele já não subsista. Dando continuidade aos anteriores volumes desta coleção, foram analisados os seguintes itens: localização, encomenda, usos e funções, iconografia, materiais e técnicas, tipologias e modelos compositivos, periodização, filiação artística, processo produtivo e oficinas e artistas intervenientes. Na segunda parte figuram dois catálogos ilustrados, um com projetos e estudos de retábulos exclusivamente concebidos e/ou atribuídos ao arquiteto e desenhador António José Landi. O segundo é constituído por fotografias a cores de vinte e dois retábulos, acompanhados da respetiva abordagem crítica. A seleção dos exemplares recenseados neste último catálogo teve em conta diversos critérios. Em termos geográficos foram abrangidos retábulos, quer do Maranhão, quer do Pará, incluindo-se mais exemplares da cidade de Belém, por dispor de um acervo mais numeroso e de maior qualidade. Em relação à cronologia houve a preocupação de testemunhar as diversas conjunturas artísticas, desde os exemplares mais antigos até aos mais recentes, tendo-se valorizado, contudo, os retábulos dos séculos XVII e XVIII, por serem os de maior proeminência patrimonial. No respeitante à qualidade dos retábulos, foi dada preferência não só aos exemplares mais representativos da diversidade funcional e morfológica, mas também aos que denotam algumas especificidades. Finalmente, atendeu-se ao estado de conservação, excluindo-se alguns retábulos que presentemente estão a ser intervencionados ou que o foram de forma menos adequada.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-9023-27-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/14758
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherDepartamento de Artes e Humanidades da Universidade do Algarvept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleRetábulos no Pará e no Maranhãopt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaro, Portugalpt_PT
oaire.citation.titlePromontoria Monográfica | História da Arte 21pt_PT
person.familyNamelameira
person.familyNameMayer Godinho Mendonça
person.familyNameKlautau Malcher de Araujo
person.givenNamefrancisco
person.givenNameIsabel
person.givenNameRenata
person.identifier.ciencia-id5E17-1AF3-8C82
person.identifier.ciencia-id9B1A-3BAC-DDB7
person.identifier.ciencia-id4812-9AD7-7A9D
person.identifier.orcid0000-0002-2172-5516
person.identifier.orcid0000-0002-7249-1078
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationbc985a8a-3372-49b3-9420-e137480afcd8
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