Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
57.23 KB | Adobe PDF | |||
5.23 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A motivação dos alunos para o estudo das ciĆŖncias e do mĆ©todo cientĆfico tem desde sempre preocupado docentes e investigadores. Muitas tĆŖm sido as metodologias testadas com maior ou menor sucesso.
O trabalho subjacente a esta dissertação teve por base a experiência na docência ao longo de alguns anos e a necessidade constante de aperfeiçoar metodologias e técnicas de formação tendo em vista o desenvolvimento de competências para a vida. Sugerem-se assim algumas abordagens dos conteúdos lectivos, na Ôrea da Biologia, do 3º ciclo e secundÔrio, através da proposta de actividades investigativas utilizando o aquÔrio. Estas sugestões de actividades são acompanhadas por um pequeno suporte teórico e por sugestões prÔticas de procedimentos facilitadores do trabalho em laboratório com aquÔrios.
As actividades propostas permitiram que alguns alunos desenvolvessem projectos utilizando a metodologia de trabalho investigativo. Através da realização de inquéritos verifica-se que a maioria dos alunos apontaram a aprendizagem com trabalho investigativo mais vantajosa para a aprendizagem e desenvolvimento de competências para a vida do que a aprendizagem com recurso a métodos expositivos.
Description
Dissertação mest., Biologia e Geologia - Educação, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Teses Ensino Biologia Microrganismos AquƔrio Danio rerio Physa