Repository logo
 
Thumbnail Image
Publication

Avaliação da satisfação dos cuidados prestados à pessoa idosa no lar e centro de dia Maria Ribeiro Vicente dos Balurcos, Alcoutim

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Hoje em dia, em Portugal, os dados revelam que o número de pessoas idosas é superior ao das crianças a nascer, no entanto o índice de longevidade da população aumentou. Em contrapartida, ocorreu ainda um aumento no grau de dependência dos idosos. Para dar resposta às suas necessidades, existem diversas respostas sociais, privilegiando-se neste estudo, as Estruturas Residenciais para Idosos (ERPIS), antes designadas por lares de idosos, uma das mais procuradas e utilizadas no país devido à sua oferta de apoio permanente. Sendo uma resposta tão requisitada e necessária atualmente, todos os que nestas instituições exercem funções devem garantir que a pessoa idosa tem acesso aos melhores cuidados e devem assegurar a monotorização dos mesmos para que estejam de acordo com as necessidades, gostos e expetativas do cliente. Neste sentido, também cada vez mais as ERPIS são sujeitas à implementação de sistemas de qualidade. Nesta investigação privilegiou-se a opinião dos clientes sobre os cuidados/serviços prestados no Lar e Centro de Dia Maria Ribeiro Vicente dos Balurcos no Concelho de Alcoutim. Foi realizado um estudo de caso descritivo, com perspetiva mista, com recurso a análise documental, realização de inquéritos com questões abertas e fechadas e observação. Ao se identificar o grau de satisfação dos clientes/responsáveis sobre os cuidados/serviços prestados na instituição é possível melhorar a intervenção, se necessário. Concluiu-se que relativamente à satisfação dos clientes e responsáveis com os cuidados prestados, todos os serviços foram avaliados positivamente em que a maioria das respostas variou entre “Muito Satisfeito” e “Satisfeito”.
Nowadays in Portugal data reveals that the number of older people is higher than children as of now, the longevity index of the population has increased. On the other hand, it was still an increase in the degree of dependence of the elderly. In order to obtain the best social responses, focusing on this study, such as the Residential Structures for the Elderly (ERPIS), the best and most sought-after nursing homes can not be used during their offer of permanent support. Being such a demanded and necessary response, currently all clinicians must have ensured that the elderly person has access to the best care and must ensure a monitoring of the same so that they are in accordance with the needs, tastes and expectations of the client . In this sense, also increasingly like the ERPIS are applied to the implementation of quality systems. In this research, I privileged clients about the care / services provided in the Home and Center of Maria Ribeiro Vicente dos Balurcos Day in the Municipality of Alcoutim. A descriptive case study was carried out, with a mixed perspective, using documentary analysis, conducting surveys with open and closed questions and observation. Advising the satisfaction of the clients / caregivers / services provided in the practice is an effective intervention, if necessary. It was concluded with the concern of the clients / caregivers, that all services were evaluated positively in relation to the majority of responses between "Very Satisfied" and "Satisfied

Description

Keywords

Envelhecimento Institucionalização Satisfação do cliente

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License