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Resiliência e suporte social - implementação de um programa de intervenção

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Maria Helena
dc.contributor.authorAssunção, Ana Isabel Horta
dc.date.accessioned2016-04-01T14:00:48Z
dc.date.available2016-04-01T14:00:48Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractA adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano caracterizada por diversas alterações a nível físico, psicológico e social que podem acarretar alguns desequilíbrios e vulnerabilidades. Enquanto alguns jovens ultrapassam esta etapa revelando um bom ajustamento e demonstrando resiliência, outros contudo revelam dificuldades em conseguir adaptar-se e resolver com eficácia as diversas tarefas desenvolvimentais. Diversos investigadores assinalam que é possivel promover o desenvolvimento das competências pessoais e socias que são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia, resiliência e suporte social dos jovens, através da implementação de programas específicos de forma a que os jovens possam conseguir mais facilmente ultrapassar as suas vulnerabilidades e dificuldades. O presente estudo com um desenho quasi-experimental, pretende como objetivo geral analisar os benefícios da implementação de um programa de promoção e desenvolvimento da resiliência em jovens adolescentes em situação de risco. Participaram no estudo 11 sujeitos, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos (M = 14,45; DP = 1,13). Estes jovens encontravam-se a frequentar o 7.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2013-2014, numa turma de Percurso Curricular Alternativo. Os resultados do estudo revelam, de uma forma geral, após a intervenção um aumento significativo no que se refere à Resiliência, e Satisfação com o Suporte Social, concluindo-se que estas variáveis contribuem para o desenvolvimento positivo dos jovens da presente amostra. Neste sentido podemos avançar que o Programa implementado constituiu-se como uma mais-valia para estes jovens adolescentes. Considerando os resultados obtidos pode-se ainda referir a relevância que os programas de intervenção/promoção da resiliência representam para o desenvolvimento positivo dos jovens, uma vez que estes se apresentam como oportunidades para os jovens otimizarem as suas potencialidades, praticarem e promoverem o desenvolvimento de novas competências e aumentarem o sentimento de pertença a um grupo.pt_PT
dc.identifier.tid202480909
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7919
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectSuporte socialpt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectPrograma de intervençãopt_PT
dc.titleResiliência e suporte social - implementação de um programa de intervençãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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