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Projeto EdUAlg - a editora da Universidade do Algarve - imprimindo o seu legado

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Abstract(s)

Este projeto de investigação aplicada visa agregar valor à Universidade do Algarve Editora através da criação e do desenvolvimento de um plano de comunicação estratégica que envolve três importantes ferramentas: identidade visual, brand personality e presença digital. O foco é criar uma relação próxima e afetiva entre a editora acadêmica e o seu público, buscando alcançar benefícios para toda a comunidade. Contudo, para que isso aconteça, primeiro é necessário tornar a editora reconhecida e acolhida pela população acadêmica – o seu público-alvo. Assim, surge a ideia da criação do nome EdUAlg e de uma marca gráfica, como forma de afirmar a personalidade da editora acadêmica e reforçar a sua identidade. A metodologia utilizada foi realizada através do estudo de duas editoras acadêmicas de referência, a Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil) e a Imprensa da Universidade de Coimbra (Portugal), onde foram recolhidos dados primários e secundários. E também através de um inquérito realizado na Universidade do Algarve para avaliar a forma como a editora se comunica com a comunidade acadêmica. O resultado almejado é explorar o potencial do segmento editorial existente na instituição desde 2017. Um objetivo que pode ser alcançado com a contribuição deste estudo, como primeiro passo. Espera-se assim que a Universidade do Algarve Editora se desenvolva, transformando-se em uma editora acadêmica reconhecida dentro e fora da universidade.
This applied research project aims to add value to Universidade do Algarve Editora by creating and developing a strategic communication plan involving three important tools: visual identity, brand personality, and digital presence. The focus is on creating a close and affective relationship between the academic publishing house and its audience, seeking to achieve benefits for the entire community. However, for this to happen, the publishing house must first be recognized and welcomed by the academic population - its target audience. Thus the idea of creating the EdUAlg name and a graphic brand, as a way of affirming the academic publishing house's personality and reinforcing its identity. The methodology used was carried out through the study of two leading academic publishers, Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brazil) and Imprensa da Universidade de Coimbra (Portugal), where primary and secondary data were collected. And also through a survey carried out at the University of the Algarve to evaluate how the publishing house communicates with the academic community. The desired result is to explore the potential of the publishing segment that has existed in the institution since 2017. An objective that can be achieved with the contribution of this study, as a first step. It is hoped that Universidade do Algarve Editora will develop into an academic publishing house, recognized both inside and outside the University.

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Comunicação estratégica Identidade visual Editoras universitárias Publicações acadêmicas e científicas Edição de livros Universidade do Algarve

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