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Transporte de crustáceos vivos a bordo em ambiente refrigerado

dc.contributor.advisorCastro, Margarida
dc.contributor.authorInácio, Mónica Isabel Marreiros
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:30Z
dc.date.available2011-09-07T16:05:30Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação mest., Biologia Marinha, Universidade do Algarve, 2008por
dc.description.abstractOs crustáceos são um recurso muito importante no Algarve, devido ao seu elevado valor comercial. Este valor aumenta quando são comercializados vivos. Este estudo focou-se num método de transporte e acondicionamento a bordo, desde a captura à chegada ao porto, baseado na criação de um ambiente com temperatura e humidade estáveis e refrigerado com gelo, em particular na avaliação da sua eficácia para a manutenção da qualidade e sobrevivência de crustáceos comercializados vivos. Foram estudadas duas espécies, a lagosta, Palinurus elephas e o lagostim, Nephrops norvegicus, com dois sistemas de pesca, a pesca artesanal (ambas as espécies) e a pesca de arrasto de crustáceos (para o lagostim). Em ambos os casos o trabalho de campo foi feito a bordo de embarcações comerciais e ao longo de operações de pesca de rotina para as respectivas embarcações. O trabalho realizado com a frota artesanal desenvolveu-se na costa Sudoeste a partir de uma embarcação baseada em Sagres e o trabalho com o arrastão desenvolveu-se na costa Sul, a bordo de uma embarcação baseada em Portimão. No caso da pesca artesanal, os crustáceos já são normalmente desembarcados vivos e são mantidos a bordo em caixas com água bombeada da superfície, um sistema que designaremos por método tradicional. Neste caso o sistema testado neste trabalho foi comparado com o tradicional, dividindo a captura de cada lanço de pesca em dois grupos que foram comparados quando da chegada ao porto. No caso da frota de arrasto, o desembarque é feito com os crustáceos já mortos pois são conservados num porão de refrigeração mas com ambiente muito seco. Nesta embarcação a avaliação da condição e sobrevivência com o sistema proposto foi feita em intervalos de 12 horas até às 72 horas, tempo máximo em que os crustáceos são mantidos a bordo entre desembarques. A condição e a sobrevivência foram avaliadas com 3 critérios diferentes: (1) parâmetros bioquímicos, através das concentrações de glucose e lactato da hemolinfa, (2) estado de viveza, através de uma escala de condição com 3 estados relacionados com as reacções ao manuseamento e (3) estado de condição, através de uma escala também com 3 estados relacionada com os danos (perdas de apêndices e danos na carapaça) Os resultados demonstraram que a utilização do sistema proposto é vantajosa para a pesca polivalente quando a temperatura da água à superfície é mais elevada. No caso da pesca de arrasto, os resultados foram positivos até um período máximo de 24 horas, após o qual a proporção de lagostins inactivos aumenta, não sendo garantido o valor comercial elevado associado à venda em vivo.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other639.2 INA*Tra Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/760
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectCrustáceospor
dc.subjectConservação de crustáceospor
dc.subjectTransporte de crustáceospor
dc.titleTransporte de crustáceos vivos a bordo em ambiente refrigeradopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/PDCT/PDCT%2FMAR%2F59366%2F2004/PT
oaire.fundingStreamPDCT
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isProjectOfPublication88cdb796-7b37-424d-9184-c7104f377f0a
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery88cdb796-7b37-424d-9184-c7104f377f0a
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências do Mar e do Ambientepor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Biologia Marinha. Especialização em Aquacultura e Pescaspor

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