Repository logo
 
Publication

Estilos parentais e adaptação psicológica de jovens integrados no programa integrado de educação e formação

dc.contributor.advisorNunes, Cristina
dc.contributor.authorSantos, Andreia Correia
dc.date.accessioned2013-11-21T10:54:35Z
dc.date.available2013-11-21T10:54:35Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de mest., Psicologia da Educação (Necessidades Educativas Especiais), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011por
dc.description.abstractA fuga à escolaridade mínima obrigatória é um problema com o qual a nossa sociedade se depara e que tem aumentado ao longo dos anos. A medida PIEF surge como uma resposta no combate à fuga e abandono escolar. A proximidade não só a estes jovens mas também às suas famílias permite um apoio e acompanhamento mais próximo de forma a assegurar o sucesso na passagem pelo PIEF. A análise da relação com os pais e dos seus problemas de comportamento surge como essencial no apoio e compreensão destas famílias. Esta investigação pretende analisar a percepção que os jovens têm dos estilos parentais adoptados pelos seus pais e relacionar com a existência ou não de problemas de internalização e externalização. A amostra da investigação é composta por 45 sujeitos que frequentam ou já frequentaram turmas PIEF, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, residentes no Algarve. Foram aplicados o Questionário Youth Self Report (YSR) e a Escala de Estilos de Socialización Parental en la Adolescencia (ESPA29). Os resultados mostram que existe uma relação muito significativa entre a percepção que os jovens têm sobre os estilos parentais dos seus pais e os seus próprios problemas de internalização e externalização. A afectividade surge como fundamental no desenvolvimento dos jovens estando directamente relacionada com os seus problemas de internalização e externalização. Nesta investigação foi possível confirmar a relações entre os estilos parentais e a adaptação psicológica dos jovens e, a importância, no caso concreto de jovens a frequentar as turmas PIEF, do trabalho directo com as suas famílias. Se por um lado estamos perante jovens que necessitam de apoio ora para regressarem à escola, ora para (re) construírem uma ligação positiva com a escola, as suas famílias precisam igualmente de ferramentas para ajudarem os seus filhos neste percurso.por
dc.identifier.tid202463087
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3153
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEnvolvimento escolarpor
dc.subjectEstilos parentaispor
dc.subjectProblemas de internalização e externalizaçãopor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectPrograma integrado de educação e formaçãopor
dc.subjectAdaptação psicológicapor
dc.titleEstilos parentais e adaptação psicológica de jovens integrados no programa integrado de educação e formaçãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação. Necessidades Educativas Especiaispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 13
Loading...
Thumbnail Image
Name:
0_CAPA[1].pdf
Size:
5.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
_Índice.pdf
Size:
353.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2_RESUMO[1].pdf
Size:
64.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AGRADECIMENTOS.pdf
Size:
5.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tese 1.pdf
Size:
1.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: