Publication
Estilos parentais e adaptação psicológica de jovens integrados no programa integrado de educação e formação
| dc.contributor.advisor | Nunes, Cristina | |
| dc.contributor.author | Santos, Andreia Correia | |
| dc.date.accessioned | 2013-11-21T10:54:35Z | |
| dc.date.available | 2013-11-21T10:54:35Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description | Dissertação de mest., Psicologia da Educação (Necessidades Educativas Especiais), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011 | por |
| dc.description.abstract | A fuga à escolaridade mínima obrigatória é um problema com o qual a nossa sociedade se depara e que tem aumentado ao longo dos anos. A medida PIEF surge como uma resposta no combate à fuga e abandono escolar. A proximidade não só a estes jovens mas também às suas famílias permite um apoio e acompanhamento mais próximo de forma a assegurar o sucesso na passagem pelo PIEF. A análise da relação com os pais e dos seus problemas de comportamento surge como essencial no apoio e compreensão destas famílias. Esta investigação pretende analisar a percepção que os jovens têm dos estilos parentais adoptados pelos seus pais e relacionar com a existência ou não de problemas de internalização e externalização. A amostra da investigação é composta por 45 sujeitos que frequentam ou já frequentaram turmas PIEF, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, residentes no Algarve. Foram aplicados o Questionário Youth Self Report (YSR) e a Escala de Estilos de Socialización Parental en la Adolescencia (ESPA29). Os resultados mostram que existe uma relação muito significativa entre a percepção que os jovens têm sobre os estilos parentais dos seus pais e os seus próprios problemas de internalização e externalização. A afectividade surge como fundamental no desenvolvimento dos jovens estando directamente relacionada com os seus problemas de internalização e externalização. Nesta investigação foi possível confirmar a relações entre os estilos parentais e a adaptação psicológica dos jovens e, a importância, no caso concreto de jovens a frequentar as turmas PIEF, do trabalho directo com as suas famílias. Se por um lado estamos perante jovens que necessitam de apoio ora para regressarem à escola, ora para (re) construírem uma ligação positiva com a escola, as suas famílias precisam igualmente de ferramentas para ajudarem os seus filhos neste percurso. | por |
| dc.identifier.tid | 202463087 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3153 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Envolvimento escolar | por |
| dc.subject | Estilos parentais | por |
| dc.subject | Problemas de internalização e externalização | por |
| dc.subject | Adolescência | por |
| dc.subject | Programa integrado de educação e formação | por |
| dc.subject | Adaptação psicológica | por |
| dc.title | Estilos parentais e adaptação psicológica de jovens integrados no programa integrado de educação e formação | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação. Necessidades Educativas Especiais | por |
Files
Original bundle
1 - 5 of 13
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
