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Implementação e avaliação da eficácia do programa de formação e apoio familiar na Ilha da Boavista, Cabo Verde

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62613 TESE_ADRIANA SOFIA GAGEIRO CORREIA.pdf2.74 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os programas de parentalidade infantil desempenham um papel fundamental na capacitação dos pais para o desenvolvimento saudável das crianças, promovendo relações familiares positivas e melhorando a qualidade de vida de todos os intervenientes. O programa de Formação e Apoio Familiar (FAF) é uma intervenção desenhada com a finalidade de promover a parentalidade positiva e prevenir o maltrato infantil. A presente investigação teve como objetivo avaliar os processos de adaptação cultural e de implementação do programa FAF num contexto socioeconomicamente desfavorecido, Cabo Verde, onde a incidência de famílias em risco psicossocial justifica a sua aplicação. O programa foi desenvolvido na ilha da Boavista, com uma amostra constituída por 66 participantes (56 mães e dez pais), com idades entre os 26 e 56 anos, que tinham pelo menos uma criança à sua responsabilidade, com idades entre os seis e os 12 anos. O programa FAF foi dinamizado em 12 sessões grupais, com uma metodologia experiencial e participativa, numa periocidade semanal, durante quatro meses. A avaliação do seu impacto foi realizada em três momentos: pré-teste, pós-teste e follow up. O grupo de intervenção melhorou significativamente os sentimentos de eficácia e satisfação parental, atitudes e crenças dos pais cabo-verdianos, aumentando também a perceção de qualidade de vida das suas crianças. No geral, o programa de intervenção aplicado contribuiu para um aumento de práticas de parentalidade positiva, traduzindo-se em melhores resultados para o desenvolvimento e bem-estar infantil nas famílias em risco psicossocial. A presente investigação apresenta, ainda, algumas recomendações a serem consideradas em futuros programas para promover parentalidade positiva, uma vez que as melhorias nas competências dos pais são fundamentais para reduzir a negligência ou situações abusivas.
Child parenting programs play a fundamental role in empowering parents for the healthy development of children, promoting positive family relationships and improving the quality of life for all involved. The Family Training and Support (FAF) program is an intervention designed to promote positive parenting and prevent child abuse. The present investigation aimed to evaluate the processes of cultural adaptation and implementation of the FAF program in a socioeconomically disadvantaged context, Cape Verde, where the incidence of families at psychosocial risk justifies its application. The program was developed on the island of Boavista, with a sample made up of 66 participants (56 mothers and ten fathers), aged between 26 and 56 years old, who had at least one child under their responsibility, aged between six and 12 years old. The FAF program was organized in 12 group sessions, with an experiential and participatory methodology, on a weekly basis, for four months. The evaluation of its impact was carried out in three moments: pre-test, post-test and follow-up. The intervention group significantly improved feelings of parental efficacy and satisfaction, attitudes and beliefs of Cape Verdean parents, also increasing their children's perception of quality of life. Overall, the applied intervention program contributed to an increase in positive parenting practices, translating into better results for child development and well-being in families at psychosocial risk. This research also presents some recommendations to be considered in future programs to promote positive parenting, since improvements in parental skills are fundamental to reducing neglect or abusive situations.

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Programa de Formação e Apoio Familiar (FAF) Famílias em risco psicossocial Parentalidade positiva Cabo Verde

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