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The role of surf tourism on perceived well- being

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorAgapito, Dora
dc.contributor.advisorSequeira, Bernardete
dc.contributor.authorVolkamer, Kim Tara Phillis
dc.date.accessioned2024-04-05T13:03:53Z
dc.date.available2024-04-05T13:03:53Z
dc.date.issued2023-11-20
dc.description.abstractNas últimas décadas, o turismo de surf surgiu como uma área significativa de estudo, entrelaçando desporte, lazer e bem-estar. Com base nos trabalhos fundacionais de Zhang e Chen (2022) e Seligman (2012), esta tese visa explorar o profundo impacto do turismo de surf no bem-estar percebido, mergulhando em suas múltiplas dimensões. Seligman (2012) postulou a importância do bem-estar na sociedade moderna, enfatizando o seu papel além do mero prazer hedónico. Corroborando essa perspetiva, a pesquisa atual oferece algumas considerações relevantes na perspetiva da gestão sobre as dimensões eudaimónicas e hedónicas do bem-estar no âmbito do turismo de surf. O potencial transformador do surf, tanto como desporto quanto como experiência, está no centro deste estudo. A metodologia qualitativa do estudo, inspirada nas abordagens de Ryan e Deci (2006), envolveu entrevistas semiestruturadas com 25 participantes. As suas narrativas, ricas em insights experienciais, sublinharam a essência transformadora do surf. A partir dos conceitos de bem-estar subjetivo de Diener (1984), relatos dos participantes destacaram o oceano, o ambiente natural e a natureza inerentemente social da comunidade como catalisadores para o aprimoramento do bem-estar. Desde a emoção de surfar uma onda até a camaradagem dentro da comunidade de surf, surge um conjunto de fatores que contribuem coletivamente para a elevação da felicidade e contentamento. Além do individual, a pesquisa investiga as implicações sociais e ambientais mais amplas do turismo de surf. Ecoando as descobertas de Murphey e Bernal (2008), o estudo ressalta os benefícios multifacetados do turismo de surf, abrangendo dimensões económicas, ambientais e socioculturais. O crescimento florescente do turismo de surf não só catalisa vias económicas, desde marcas de vestuário à cobertura da mídia, mas também molda identidades, promove a sensação de pertença e fortalece a conexão com a natureza. Considerando a história do surf, a tese inspira-se em estudos como Martin & Assenov (2012), marcando suas origens no Havaí e traçando sua proliferação global. O surf atual transcende as regiões costeiras tradicionais, com inovações introduzindo piscinas e jardins com ondas artificiais em territórios sem litoral. Essa expansão sinaliza a metamorfose do surf de um mero desporto para um estilo de vida abrangente, ressoando em demografias diversas. Situado no domínio mais amplo do turismo desportivo, o turismo de surf surge como uma interseção única de recreação e experiências transformadoras. A profundidade experiencial das narrativas dos participantes revelou uma jornada de autodescobrimento, resiliência e crescimento pessoal. Ao interagir com as ondas, os participantes frequentemente confrontaram medos, superaram desafios e emergiram com maior autoconhecimento e confiança. Essa jornada transformadora, amplificada dentro do ambiente acolhedor de um acampamento de surf, emergiu como um tema saliente. A nível sociocultural, a pesquisa iluminou a dinâmica das interações locais e globais em destinos de turismo de surf. À medida que os turistas de surf globais imergem em culturas locais, há uma troca mútua de valores, tradições e perspetivas. Esse diálogo intercultural enriquece tanto o visitante quanto o anfitrião, fomentando uma comunidade global unida pelo amor compartilhado pelas ondas. No entanto, como qualquer indústria emergente, o turismo de surf enfrenta desafios. O excesso de turismo, a degradação ambiental e a comodificação cultural são preocupações prementes. O estudo de Ryan e Deci (2001), propõe um quadro sustentável para o turismo de surf. Este quadro enfatiza a participação comunitária, a administração ambiental e a sensibilidade cultural. Em essência, a dissertação oferece insights de gestão para campos de surf e decisores em torno desta atividade. Fatores como fatores de participação, perceção de bem-estar eudaimónico, perceção do corpo, perceção de stress e recuperação, perceção de experiência hedónica, estímulos externos e experiência global são identificados e analisados. À medida que o turismo de surf traça sua trajetória de crescimento, este detém a promessa de prosperidade económica, enriquecimento cultural e bem-estar individual. No entanto, essa promessa depende de decisões informadas, práticas responsáveis e um profundo respeito pelo oceano e suas comunidades. O trabalho lança as bases para pesquisas futuras e crescimento responsável no na área do turismo de surf em contexto de campo de férias e impacto no bem-estar.pt_PT
dc.description.abstractThis exploratory research aims to understand the impact of surf tourism on perceived well- being. During the past decades surf tourism has seen a significant growth globally and also took part in discussion around well- being. Considering the increasing attention of perceived well- being in research and organizations’ practice, this study explores the role of surfing as a sport and the experience while staying in a surf camp and the possible impact it can have on an individual regarding eudaimonic and hedonic well- being. To gain more data about personal experiences and insights of those who join a surf camp, this study used a qualitative approach. Semi-structured interviews with 25 individuals between 28 and 45 years old were conducted in a surf camp in Lagos, Portugal. The participants were purposely sampled based on specific factors which align with the research objective. The findings of this research underscore the well- being related benefits of surf tourism. The personal descriptions emphasise the transformative power of this activity and experience within a surf camp, taking into consideration the ocean and natural environment, same as the social aspect of this environment. The results suggest these aspects as catalysers for enhanced well-being. Notably, multiple factors, from surf community to just the joy surfing a wave, contribute to a higher level of perceived happiness and contentment. Specific themes are identified and analysed such as: factors for participating in a surf camp, perception of self-growth, body awareness, perception of stress and restoration, perception of hedonic experience, external stimuli, and overall experience. The research considers broader implications of surf tourism on perceived well- being, highlighting potential economic, environmental, and socio-cultural benefits. Furthermore, the study shows the significance of surf tourism, impacting also shaping identities, fostering a sense of belonging and enhanced connection to nature. Lastly the study provides recommendations for future research as surf tourism and the impact on well-being are still an unexplored research area. Implications for management of surf camps and related decision-makers are also offered.pt_PT
dc.identifier.tid203437705pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/20604
dc.language.isoengpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTurismo desportivopt_PT
dc.subjectTurismo de surfpt_PT
dc.subjectBem-estar hedónicopt_PT
dc.subjectBem-estar eudaimónicopt_PT
dc.subjectTransformaçãopt_PT
dc.titleThe role of surf tourism on perceived well- beingpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Organizações Turísticaspt_PT

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