Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Projecto de encanamento para a Barra de Tavira. Feito por ordem de S. M. pela Comissão de Officiaes Engenheiros ao serviço no Reino do Algarve, em 1825

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Encanamento da Barra de Tavira.pdf207.48 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

O objectivo deste projecto consistia na construção de um canal que conduzisse o caudal do rio directamente para a embocadura da sua foz, abrindo assim uma barra artificial na zona conhecida por Bacia das Quatro Águas (onde fora originariamente a Barra de Tavira). Deste modo encurtavam-se percursos e evitavam-se os meandros em que se dispersava o leito natural do rio, condicionantes orográficas essas que, juntamente com as cheias de Inverno, facilitaram o progressivo assoreamento do Séqua ao longo de séculos, impedindo o acesso das embarcações mercantes de largo bojo e alta tonelagem ao porto comercial, situado muito próximo do actual Jardim Público.

Descrição

Este pequeno artigo foi elaborado com base na descoberta de um antigo mapa elaborado pelos engenheiros reais, para em 1825 tratarem do desassoreamento do rio Séqua, que desde o séc. XVI impedia a acostagem de grandes navios ao porto comercial de Tavira. Essa foi, aliás, a principal causa da decadência desta cidade, até então uma das mais notáveis do Algarve.

Palavras-chave

Tavira Algarve Pesca Assoreamento Rio Séqua Liberalismo

Contexto Educativo

Citação

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Câmara Municipal de Tavira e Museu Municipal de Tavira

Licença CC