Repository logo
 
Publication

A experiência de consumo dos turistas portugueses na região do algarve - uma perspectiva de gênero

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais
dc.contributor.advisorPinto, Patrícia Susana Lopes Guerrilha dos Santos
dc.contributor.advisorBender, Ana Carolina
dc.contributor.authorSilva, Clara Cécci Nunes
dc.date.accessioned2024-07-16T09:10:34Z
dc.date.available2024-07-16T09:10:34Z
dc.date.issued2023-04-12
dc.description.abstractO gênero desempenha um papel importante no comportamento e nas escolhas dos viajantes, nas intenções de consumo e nas experiências turísticas. Uma abordagem holística considera várias dimensões da experiência do consumidor: cognitiva, emocional, sensorial, social e espiritual. A economia da experiência destaca a criação de valor por meio do estudo das experiências do consumidor. Neste sentido, o presente estudo analisa as quatro dimensões da experiência turística preconizadas por Pine e Gilmore (1998): Entretenimento, Estética, Educação e Escapismo, utilizando uma escala de medição de Oh, Fiore e Jeoung (2007) para a análise da experiência turística. Na literatura, é comum investigar a experiência turística apenas sob a ótica dos turistas estrangeiros. Todavia, o turismo doméstico pode fornecer maiores benefícios sociais, culturais, econômicos e de desenvolvimento local. Os turistas domésticos detêm uma maior familiaridade com o destino e possibilidade de deslocação para regiões menos conhecidas, o que pode contribuir para uma maior estabilidade em casos de desequilíbrio no cenário internacional. As características sociais e pessoais dos turistas moldam suas perceções sobre a experiência, e neste cenário, o gênero é uma dimensão importante da identidade do turista, e afeta sua perceção de mundo e suas experiências. No entanto, a literatura sugere que há uma falta de investigação sobre o papel do gênero no turismo doméstico. Assim, este estudo busca compreender qual é o impacto do gênero na experiência do turista doméstico no Algarve, sul de Portugal, tendo como principal objetivo analisar a influência do gênero na jornada de experiência do turista português na região. Para tal, a estratégia de investigação pautou-se em uma abordagem quantitativa, assente em métodos estatísticos – análise descritiva e teste t para análise das médias. Analisou-se a experiência dos turistas portugueses inquiridos e as atividades praticadas tendo o gênero como variável principal. Como conclusões mais relevantes desta pesquisa, é possível destacar que a experiência turística no Algarve é de fato influenciada pelo gênero dos turistas, tendo a dimensão estética como ponto central para a criação de experiências positivas. Destaca a importância de uma maior compreensão sobre o tema, e também sugere que são necessárias mais pesquisas sobre como o gênero influência a lealdade e a satisfação dos turistas locais. As implicações práticas incluem a capacidade de direcionar estratégias de marketing de forma mais eficaz e promover o desenvolvimento do turismo local.por
dc.description.abstractGender plays an important role in traveler behavior and choices, consumption intentions, and tourist experiences. A holistic approach considers multiple dimensions of the consumer experience: cognitive, emotional, sensory, social, and spiritual. The experience economy highlights the creation of value through the study of consumer experiences. In this sense, the present study analyzes the four dimensions of the tourist experience recommended by Pine and Gilmore (1998): Entertainment, Aesthetics, Education, and Escapism, using a measurement scale from Oh, Fiore and Jeoung (2007) to analyze the tourist experience. In the literature, it is common to investigate the tourist experience only from the perspective of foreign tourists. However, domestic tourism can provide greater social, cultural, economic, and local development benefits. Domestic tourists have greater familiarity with the destination and the possibility of traveling to lesser-known regions, which can contribute to greater stability in cases of imbalance on the international scene. The social and personal characteristics of tourists shape their perceptions of the experience, and in this scenario, gender is an important dimension of the tourist's identity, and affects their perception of the world and their experiences. However, the literature suggests that there is a lack of research into the role of gender in domestic tourism. Therefore, this study seeks to understand the impact of gender on the experience of domestic tourists in the Algarve, southern Portugal, with the main objective of analyzing the influence of gender on the experience of Portuguese tourists in the region. To this end, the research strategy was based on a quantitative approach, based on statistical methods – descriptive analysis and t-test for analysis of averages. The experience of the Portuguese tourists surveyed and the activities practiced were analyzed with gender as the main variable. As the most relevant conclusions of this research, it is possible to highlight that the tourist experience in the Algarve is influenced by the gender of tourists, with the aesthetic dimension as a central point for creating positive experiences. It highlights the importance of a greater understanding of the topic and also suggests that more research is needed on how gender influences the loyalty and satisfaction of local tourists. Practical implications include the ability to target marketing strategies more effectively and promote local tourism development.eng
dc.identifier.tid203498003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/25619
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectExperiência turística
dc.subjectAlgarve
dc.subjectGênero no turismo
dc.subjectDimensões da experiência
dc.subjectTurismo doméstico
dc.titleA experiência de consumo dos turistas portugueses na região do algarve - uma perspectiva de gêneropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A EXPERIÊNCIA DE CONSUMO DOS TURISTAS PORTUGUESES NA REGIÃO DO ALGARVE - UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO - Clara Cecci (003).pdf
Size:
3.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: