Publication
Leitura matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: o caso d’O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Guerreiro, António | |
dc.contributor.author | Sena , Catarina da Palma Martins | |
dc.date.accessioned | 2017-06-01T18:19:49Z | |
dc.date.available | 2017-06-01T18:19:49Z | |
dc.date.issued | 2016-12-13 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016 | |
dc.description.abstract | O presente estudo, na área da matemática, tem como finalidade perceber se os alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico conseguem, ou não, fazer uma leitura matemática e comunicá-la aos outros, tendo por base excertos do livro O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry. Pretende-se que estes, através da interpretação e compreensão de pequenos excertos da obra, consigam questionar e formular problemas, constituindo uma leitura matemática compreensiva e integradora dos textos, em termos de análise e destreza de pensamento. No que concerne aos procedimentos metodológicos do estudo, este enquadra-se na modalidade de estudo qualitativo e interpretativo. Optou-se uso e recurso de métodos e técnicas de recolha de dados de acordo com o paradigma qualitativo: observação direta participante, através da recolha vídeo das interações e registos dos grupos de trabalho constituídos na turma; intervenção através de uma proposta didática, sua execução e avaliação. Para a interpretação dos resultados, foram valorizadas as características das estratégias elaboradas e a identificação de evidências do raciocínio. Durante o estudo concluiu-se que as estratégias utilizadas pelos alunos permitiram (i) identificar possíveis leituras na perspetiva da matemática através de excertos da obra literária O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry; (ii) reconhecer formas de construção e ampliação do conhecimento matemático através das propostas de resolução apresentados aos alunos da obra literária anteriormente referida; e (iii) refletir sobre a importância de leituras de textos literários na perspetiva da matemática em contexto de sala de aula. Os alunos utilizaram os dados numéricos existentes nos excertos literários para justificar cálculos e apresentar regularidades numéricas. Nos excertos sem dados numéricos, os alunos criaram problemas matemáticos inspirados nos textos das tarefas matemáticas. Os resultados obtidos colocam em evidência o facto de que os alunos conseguem, em trabalho de grupo e a partir da seleção de excertos de uma obra literária, desenvolver a leitura matemática, utilizando as dinâmicas de comunicação como organização e transmissão de informações matemáticas e de interação social na sala de aula e fazem aprendizagem da matemática. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201702096 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9825 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Literatura e matemática | pt_PT |
dc.subject | Leitura matemática | pt_PT |
dc.subject | Comunicação matemática | pt_PT |
dc.title | Leitura matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: o caso d’O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Final_ Relatório Prática de Ensino Supervisionada _ Catarina Sena _ 2016.pdf
- Size:
- 2.26 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.45 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: