Repository logo
 
Publication

Leitura matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: o caso d’O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGuerreiro, António
dc.contributor.authorSena , Catarina da Palma Martins
dc.date.accessioned2017-06-01T18:19:49Z
dc.date.available2017-06-01T18:19:49Z
dc.date.issued2016-12-13
dc.date.submitted2016
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
dc.description.abstractO presente estudo, na área da matemática, tem como finalidade perceber se os alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico conseguem, ou não, fazer uma leitura matemática e comunicá-la aos outros, tendo por base excertos do livro O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry. Pretende-se que estes, através da interpretação e compreensão de pequenos excertos da obra, consigam questionar e formular problemas, constituindo uma leitura matemática compreensiva e integradora dos textos, em termos de análise e destreza de pensamento. No que concerne aos procedimentos metodológicos do estudo, este enquadra-se na modalidade de estudo qualitativo e interpretativo. Optou-se uso e recurso de métodos e técnicas de recolha de dados de acordo com o paradigma qualitativo: observação direta participante, através da recolha vídeo das interações e registos dos grupos de trabalho constituídos na turma; intervenção através de uma proposta didática, sua execução e avaliação. Para a interpretação dos resultados, foram valorizadas as características das estratégias elaboradas e a identificação de evidências do raciocínio. Durante o estudo concluiu-se que as estratégias utilizadas pelos alunos permitiram (i) identificar possíveis leituras na perspetiva da matemática através de excertos da obra literária O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry; (ii) reconhecer formas de construção e ampliação do conhecimento matemático através das propostas de resolução apresentados aos alunos da obra literária anteriormente referida; e (iii) refletir sobre a importância de leituras de textos literários na perspetiva da matemática em contexto de sala de aula. Os alunos utilizaram os dados numéricos existentes nos excertos literários para justificar cálculos e apresentar regularidades numéricas. Nos excertos sem dados numéricos, os alunos criaram problemas matemáticos inspirados nos textos das tarefas matemáticas. Os resultados obtidos colocam em evidência o facto de que os alunos conseguem, em trabalho de grupo e a partir da seleção de excertos de uma obra literária, desenvolver a leitura matemática, utilizando as dinâmicas de comunicação como organização e transmissão de informações matemáticas e de interação social na sala de aula e fazem aprendizagem da matemática.pt_PT
dc.identifier.tid201702096pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9825
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteratura e matemáticapt_PT
dc.subjectLeitura matemáticapt_PT
dc.subjectComunicação matemáticapt_PT
dc.titleLeitura matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: o caso d’O Principezinho de Antoine de Saint-Exupérypt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Final_ Relatório Prática de Ensino Supervisionada _ Catarina Sena _ 2016.pdf
Size:
2.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.45 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: