Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Projeto "Histórias em família": promoção e animação da leitura

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
relatório estágio_OK.pdf1.7 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório pretende dar a conhecer as atividades desenvolvidas na Biblioteca Municipal Lídia Jorge (BMLJ), em Albufeira, no âmbito do estágio realizado para obtenção do grau de Mestre em Ciências Documentais, ramo Biblioteca, pela Universidade do Algarve. O estágio foi realizado entre Outubro de 2012 e Junho de 2013 e a sua principal atividade baseou-se na implementação de um projeto de mediação e promoção de leitura intitulado Histórias em Família – animação da leitura na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. Este projeto pretendeu fundamentalmente criar e consolidar hábitos de leitura junto da população mais jovem, bem como promover a utilização da biblioteca municipal enquanto espaço de cultura e lazer junto das famílias residentes no concelho de Albufeira. Resumidamente, o Histórias em Família consistiu na realização de quatro ateliers distintos, adequados a diferentes faixas etárias, entre os 3 meses e os 12 anos, no setor infanto-juvenil da biblioteca, todos os sábados, durante o período do estágio. Ao longo deste relatório é feita uma apresentação da instituição acolhedora do estágio, seguindo-se uma reflexão teórica sobre a importância da leitura e da sua promoção e mediação, assim como sobre o perfil e competências necessárias ao mediador da leitura em biblioteca pública. A última parte do trabalho é dedicada à apresentação do referido projeto Histórias em Família - sua fundamentação e metodologia utilizada na sua implementação.

Description

Dissertação de mestrado, Ciências Documentais (Biblioteca), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014

Keywords

Biblioteconomia Bibliotecas municipais Promoção da leitura Animação da leitura Histórias da família

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Collections

CC License