Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.4 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A formação profissional tem sido uma área de preocupação ao longo dos tempos. À
medida que as necessidades sociais e, por conseguinte, organizacionais, se vão sentindo,
a formação vai sendo ajustada a essas carências. Vários autores defendem que
associadas à formação profissional estão veiculadas outras áreas científicas que
coadjuvam o sucesso da formação contínua, como é o caso da educação e formação de
adultos e aprendizagem ao longo da vida.
São várias as teorias defendidas por diversos autores e especialistas na área que
argumentam que a formação profissional deve ser entendida como uma medida
estratégica e uma mais-valia, não só para os funcionários das organizações mas,
também, para o aumento e contributo do Capital Humano das próprias instituições.
A presente investigação pretende avaliar a importância da formação profissional na
Polícia de Segurança Pública. Tomámos como sujeitos do estudo uma amostra alargada
de polícias que integram os quadros da PSP na região do Algarve e, tendo em conta
algumas variáveis secundárias independentes, procurámos perceber qual a sua
influência na percepção da qualidade, aplicabilidade e vantagens curriculares da
formação.
Foram realizados dois estudos. O primeiro consistiu na construção da Escala de
Avaliação da Percepção da Importância da Formação, que avalia a influência das
variáveis secundárias independentes com base em 13 itens. O instrumento foi estudado
numa amostra de 140 indivíduos e revelou características psicométricas bastantes
satisfatórias, nomeadamente de fidelidade (estabilidade temporal e consistência interna)
e de validade. O segundo estudo procurou analisar os dados recolhidos através da
aplicação do instrumento construído. A amostra foi constituída por 135 sujeitos e a
metodologia foi transversal, de tipo descritivo-correlacional.
Os dados empíricos suportam a conclusão de que as variáveis secundárias
independentes influenciam a percepção que os sujeitos têm sobre a importância da
formação profissional.
Description
Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Formação profissional Aprendizagem ao longo da vida Educação Globalizacao