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Abstract(s)
A presente dissertação de Mestrado pretende constatar o contributo da Certificação de Nível Secundário (NS) para a vida profissional, familiar, pessoal e social dos participantes do processo de RVCC / NS (Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível secundário) que concluíram este processo entre Maio e Dezembro de 2009.
Para constatar a importância deste processo na vida dos participantes, foi realizado um estudo de caso, utilizando com técnicas de recolha de informação, as entrevistas por questionário e entrevistas semi-directivas. No caso do questionário, as perguntas foram efectuadas para que os sujeitos respondessem em dois momentos diferentes, primeiramente, antes da Certificação NS e, numa segunda fase, após a Certificação NS. Posteriormente, comparou-se as respostas de forma a identificar as mudanças entre os dois momentos.
Este estudo envolve 45 participantes, com idades compreendidas entre os 27 e os 62 anos, de ambos os géneros, sendo que 20 são do género masculino e 25 são do género feminino.
Ainda no seguimento da metodologia definida, pretende-se, igualmente, caracterizar a situação do adulto antes e depois de frequentar o processo de RVCC, de forma a constatar as alterações na sua vida, em diferentes contextos, tais como, profissional, familiar, pessoal e social.
Description
Keywords
Educação de adultos Aprendizagem ao longo da vida Reconhecimento de adquiridos Processo de RVCC Competências