Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O transporte aéreo é um dos setores da economia moderna com mais rápido
desenvolvimento. Esta indústria, assim como todos os seus nichos, são vitais para o
crescimento das economias locais assim como para o desenvolvimento da sociedade.
O transporte aéreo gera crescimento no PIB das nações através de mão de obra direta
e indireta. Os efeitos catalíticos noutros setores de produção e atividades ao longo dos
sistemas económicos como o turismo, são naturalmente significativos para a
competitividade do país. A existência per se de um sistema de transporte aéreo
dinâmico e moderno presente numa economia moderna representa uma vantagem
competitiva que pode significar a diferença na capacidade de um país em desenvolver
comércio e, consecutivamente, crescimento económico.
Neste contexto, um processo de desregulamentação dinâmico, que teve lugar
em diferentes períodos de tempo e a diferentes velocidades tanto nos EUA como à
posteriori na Europa, redesenhou um novo cenário de uma indústria de transporte
aéreo moderno e democrático. Novos modelos de negócios aviação emergentes estão
a moldar o transporte aéreo. Em consequência, toda a indústria encontra-se em
adaptação, transformando-se num novo género de negócio.
Tanto nos aeroportos como nos prestadores de serviços de assistência é
possível observar uma mudança no paradigma enquanto que tanto os operadores
aéreos como os aeroportos se diversificaram. No entanto, esses novos modelos de
negócios não permaneceram estáticos, acabando por sofrer algumas variações
significativas num contexto dinâmico e em constante evolução. Neste sentido, para
permitir fazer previsões a um nível confortável, importa medir os impactos destas
mesmas mudanças.
Neste estudo, pretende-se observar em detalhes o funcionamento do aeroporto
e os impactos sentidos por essa mudança de paradigma, a multiplicidade do negócio
da aviação comercial, observando para o efeito um intervalo de tempo de 10 anos,
tomando como exemplo a operação do Aeroporto de Faro assim como os processos
aeroportuários aí desenvolvidos. Assim, esperamos conseguir identificar novas
oportunidades de estudo na área de transporte aéreo que possam vir a ser exploradas.
Description
Dissertação de mestrdo, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014
Keywords
Marketing Aeroportos Transportes aéreos Turismo Companhias low cost