Repository logo
 
Publication

Um contributo multidimensional para a caracterização da procura de informação por parte dos turistas no Algarve

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCastela, Eugénia Maria Dores Maia Ferreira
dc.contributor.authorCorreia, Juan Pablo Rodrigues
dc.date.accessioned2016-05-16T11:45:59Z
dc.date.available2016-05-16T11:45:59Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractEsta dissertação tem como principal objetivo construir e analisar o perfil de procura de informação pelo turista que visita o Algarve. Foi abordada, em primeiro lugar, a importância do turismo a nível regional e nacional e a sua contínua evolução e diversificação, que tem resultado na alteração do paradigma turístico. Em adição à definição de conceitos associados ao turismo, efetivou-se uma análise sociodemográfica do turista que procura o Algarve e caraterizou-se a visita à região. A contextualização termina com uma abordagem à oferta e procura turísticas, em especial à sua definição e âmbito regional enquadrado na realidade nacional. Para a recolha de dados, foi desenvolvida uma aplicação denominada Revealgarve, implementada em 16 postos de turismo na região. Os dados recolhidos, no período que decorreu entre 15 de maio e 13 de agosto foram insuficientes, pelo que, para uma maior coleta, entre 13 de agosto e 12 de setembro, recorreu-se à presença física no posto do aeroporto de Faro. Os resultados caraterizaram quatro perfis de procura de informação que foram denominados: “Estadia de curta duração”, “Estadias de longa duração”, “Turismo Sénior” e “Turismo de Saúde e bem-estar”. Concluiu-se que a procura turística varia nos perfis identificados e que existem fatores que condicionam, de tal forma que faz sentido promover e segmentar a oferta de forma a responder mais incisivamente à procura. Ficou também demonstrada a importância do lazer, património, alojamento e restauração como categorias de procura de informação por parte do turista e como os City Breaks podem ser uma excelente alternativa para a dinamização turística em Faro.pt_PT
dc.identifier.tid201969238
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8243
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão empresarialpt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectProcura turísticapt_PT
dc.subjectPortugal - Algarvept_PT
dc.titleUm contributo multidimensional para a caracterização da procura de informação por parte dos turistas no Algarvept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Empresarialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação - 21429 Juan Correia.pdf
Size:
3.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: