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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação desenvolveu-se com o propósito de compreender as políticas de gestão e
organização educativa, emergentes da modalidade dos contratos de autonomia das escolas. Para tal,
propusemo-nos analisar e compreender o modo como o contrato de autonomia determina ou
influencía a gestão das organizações escolares.
Nas últimas décadas, as organizações educativas, a descentralização e a autonomia têm recebido
bastantes desenvolvimentos ao nível do estudo teórico e ao nível da implementação prática. As
diversas políticas educativas, apresentadas pelo Legislador, têm sido alvo de debates densos e
alargados a todos os quadrantes da vida social, tal como os aspetos que se prendem com a
contratualização aplicada ao contexto educativo.
Seguimos a metodologia de investigação qualitativa e optámos pelo estudo de casos múltiplos, na
região algarvia. Para a análise dos dados recolhidos junto de gestões escolares, utilizámos a análise
de conteúdo, realizada através de um programa informático de análise qualitativa.
Nos resultados apurados, encontramos indicadores referentes a descrições sobre o modo como se
vivencía, o dia a dia das escolas e os processos de gestão. Estes não se referem apenas ao
contratualizado e ao modo como as escolas tiveram que criar condições para a sua aplicação, mas
também a dimensões de ação e de intervenção emergentes desta contratualização, em vários
âmbitos e extensões do desenvolvimento organizacional e profissional. Destacam-se aspetos
relacionados com a prestação de um serviço educativo com mais sucesso e ainda aspetos que se
prendem com a adequação de procedimentos de autoavaliação mais eficazes, com vista a obtenção
de melhores resultados dos alunos.
Description
Keywords
Políticas educativas Organizações escolares Autonomia Contratos de autonomia Municipalização da educação
Citation
Publisher
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação