Publication
Políticas de gestão e organização educativa: os contratos de autonomia das escolas portuguesas
dc.contributor.author | Gregório, Maria Helena Santos | |
dc.date.accessioned | 2017-10-09T09:53:03Z | |
dc.date.available | 2017-10-09T09:53:03Z | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.description.abstract | Esta investigação desenvolveu-se com o propósito de compreender as políticas de gestão e organização educativa, emergentes da modalidade dos contratos de autonomia das escolas. Para tal, propusemo-nos analisar e compreender o modo como o contrato de autonomia determina ou influencía a gestão das organizações escolares. Nas últimas décadas, as organizações educativas, a descentralização e a autonomia têm recebido bastantes desenvolvimentos ao nível do estudo teórico e ao nível da implementação prática. As diversas políticas educativas, apresentadas pelo Legislador, têm sido alvo de debates densos e alargados a todos os quadrantes da vida social, tal como os aspetos que se prendem com a contratualização aplicada ao contexto educativo. Seguimos a metodologia de investigação qualitativa e optámos pelo estudo de casos múltiplos, na região algarvia. Para a análise dos dados recolhidos junto de gestões escolares, utilizámos a análise de conteúdo, realizada através de um programa informático de análise qualitativa. Nos resultados apurados, encontramos indicadores referentes a descrições sobre o modo como se vivencía, o dia a dia das escolas e os processos de gestão. Estes não se referem apenas ao contratualizado e ao modo como as escolas tiveram que criar condições para a sua aplicação, mas também a dimensões de ação e de intervenção emergentes desta contratualização, em vários âmbitos e extensões do desenvolvimento organizacional e profissional. Destacam-se aspetos relacionados com a prestação de um serviço educativo com mais sucesso e ainda aspetos que se prendem com a adequação de procedimentos de autoavaliação mais eficazes, com vista a obtenção de melhores resultados dos alunos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-96261-6-4 | |
dc.identifier.other | AUT: MHG02299; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10084 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Políticas educativas | pt_PT |
dc.subject | Organizações escolares | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Contratos de autonomia | pt_PT |
dc.subject | Municipalização da educação | pt_PT |
dc.title | Políticas de gestão e organização educativa: os contratos de autonomia das escolas portuguesas | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Educação de Viseu | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 100 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 91 | pt_PT |
oaire.citation.title | ATAS XIII Congresso SPCE. Fronteiras, diálogos e transições na educação | pt_PT |
person.familyName | Gregório | |
person.givenName | Maria Helena Santos | |
person.identifier.ciencia-id | 811A-59AF-D6DC | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7766-9608 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 41e84f51-1193-4435-a1f7-943c029aca18 | |
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