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Políticas de gestão e organização educativa: os contratos de autonomia das escolas portuguesas

dc.contributor.authorGregório, Maria Helena Santos
dc.date.accessioned2017-10-09T09:53:03Z
dc.date.available2017-10-09T09:53:03Z
dc.date.issued2016-12
dc.description.abstractEsta investigação desenvolveu-se com o propósito de compreender as políticas de gestão e organização educativa, emergentes da modalidade dos contratos de autonomia das escolas. Para tal, propusemo-nos analisar e compreender o modo como o contrato de autonomia determina ou influencía a gestão das organizações escolares. Nas últimas décadas, as organizações educativas, a descentralização e a autonomia têm recebido bastantes desenvolvimentos ao nível do estudo teórico e ao nível da implementação prática. As diversas políticas educativas, apresentadas pelo Legislador, têm sido alvo de debates densos e alargados a todos os quadrantes da vida social, tal como os aspetos que se prendem com a contratualização aplicada ao contexto educativo. Seguimos a metodologia de investigação qualitativa e optámos pelo estudo de casos múltiplos, na região algarvia. Para a análise dos dados recolhidos junto de gestões escolares, utilizámos a análise de conteúdo, realizada através de um programa informático de análise qualitativa. Nos resultados apurados, encontramos indicadores referentes a descrições sobre o modo como se vivencía, o dia a dia das escolas e os processos de gestão. Estes não se referem apenas ao contratualizado e ao modo como as escolas tiveram que criar condições para a sua aplicação, mas também a dimensões de ação e de intervenção emergentes desta contratualização, em vários âmbitos e extensões do desenvolvimento organizacional e profissional. Destacam-se aspetos relacionados com a prestação de um serviço educativo com mais sucesso e ainda aspetos que se prendem com a adequação de procedimentos de autoavaliação mais eficazes, com vista a obtenção de melhores resultados dos alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96261-6-4
dc.identifier.otherAUT: MHG02299;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10084
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectOrganizações escolarespt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectContratos de autonomiapt_PT
dc.subjectMunicipalização da educaçãopt_PT
dc.titlePolíticas de gestão e organização educativa: os contratos de autonomia das escolas portuguesaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
oaire.citation.endPage100pt_PT
oaire.citation.startPage91pt_PT
oaire.citation.titleATAS XIII Congresso SPCE. Fronteiras, diálogos e transições na educaçãopt_PT
person.familyNameGregório
person.givenNameMaria Helena Santos
person.identifier.ciencia-id811A-59AF-D6DC
person.identifier.orcid0000-0001-7766-9608
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication41e84f51-1193-4435-a1f7-943c029aca18
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