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Cartas ao editor: construções discursivas do eu e do outro na imprensa regional algarvia em língua inglesa

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Esta tese apresenta um estudo interdisciplinar sobre o modo como a comunidade britânica no Algarve representa discursivamente a identidade e a alteridade em cartas ao editor recolhidas em jornais em língua inglesa e dirigidos a esta comunidade. A crescente comunidade de britânicos no Algarve faz parte de uma tendência migratória contemporânea denominada Lifestyle Migration, com práticas e objetivos diferentes da migração mais economicamente motivada. Esta forma de migração é geralmente empreendida por indivíduos relativamente afluentes, a tempo inteiro ou parcial, para locais que são percecionados como oferecendo melhor qualidade de vida. A partilha de um projeto e repertório comuns faz com que possamos considerar a comunidade de leitores/escritores como uma comunidade de prática, em que os membros negoceiam significados no âmbito da construção de novas ‘classed identities’ no espaço algarvio. O presente estudo insere-se no âmbito dos Estudos Culturais, usando uma abordagem de Análise Crítica do Discurso. Para a análise do corpus recorre-se a uma conjugação de metodologias, nomeadamente Teoria do Posicionamento e Abordagem dos Atores Sociais, que possibilitem revelar posicionamentos e temas recorrentes e explicar os efeitos que certas escolhas discursivas têm na formação de uma identidade atribuída ao ‘eu’ e ao ‘outro’. A ‘Appraisal Theory’ será o outro recurso metodológico, cujo objetivo será permitir analisar as avaliações e julgamentos que os leitores/escritores fazem do ‘outro’. A importância das cartas ao editor enquanto esfera pública democrática para identificar assuntos de preocupação e interesse ou ventilar desabafos será outro aspeto discutido neste estudo. Embora a razão de ser das cartas ao editor seja incluir o leitor, a participação no espaço de debate poderá não ser acessível a todos. Este estudo pretende demonstrar que a construção discursiva da identidade e alteridade esconde correntes ideológicas ou ‘master narratives’, no que diz respeito ao projeto migratório, de pertença e de ‘becoming’, levando à criação de grupos, inclusivos ou exclusivos e reforçando a semelhança ou diferença entre indivíduos.

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Cartas ao editor Lifestyle migration Identidade Alteridade Discurso Algarve

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