Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensaio sobre identidades visuais nas bandas filarmónicas: um projeto de criação da identidade visual da sociedade filarmónica portimonense

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Projeto-Pessoal_MDCTC_HFIGO.pdf94.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As bandas filarmónicas são as associações culturais mais antigas do país, com cerca de 300 anos de história. Este setor cultural manifesta uma tradição popular e musical única, manifestada nas suas performances. No entanto, a comunicação desenvolvida por estas associações é pouco investida ou valorizada. A presente dissertação pretende investigar e definir critérios eficientes para construir uma Identidade Visual e um Website que manifestem os valores destas associações e aumentem o seu alcance e notoriedade. Ao longo desta investigação, foram abordados conceitos de design de Identidade Visual e Web Design aplicados em Bandas Filarmónicas. Foi realizado um breve estudo histórico dessas áreas, que culminou num projeto prático do design para associações filarmónicas. A metodologia de investigação consistiu na análise de Estudo de Caso de Identidades Visuais das filarmónicas em Portugal, Espanha e Itália. Também foram analisados os seus respectivos websites. A análise destacou as estratégias e abordagens de comunicação aplicadas entre as associações estudadas, que definem uma coerência e um padrão na sua comunicação visual. A Sociedade Filarmónica Portimonense foi escolhida como caso de estudo para o projeto prático, que permitiiu testar e aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo da investigação empírica. Os resultados desta investigação culminaram no desenvolvimento de uma proposta de redesign da Identidade Visual da Sociedade Filarmónica Portimonense, que apela a valores de inovação, contemporaneidade e coerência de comunicação. A investigação pretendeu enaltecer e esclarecer a importância de uma Identidade Visual adequada para associações culturais sem fins lucrativos. Esta Identidade Visual deve contribuir para aumentar a notoriedade e visibilidade das filarmónicas. Assim, esta investigação procurou fornecer um modelo fundamentado para a criação de uma Identidade Visual que permita às associações culturais desenvolver uma Identidade Visual consistente e coerente. A Identidade Visual potencia comunicação visual das associações e aumentará a sua visibilidade e notoriedade perante a comunidade.
Wind bands are the oldest cultural associations in the country, with about 300 years of history. This cultural sector reflects a unique popular and musical tradition, expressed in their performances. However, the communication developed by these associations is often underinvested or undervalued. This dissertation aims to investigate and define efficient criteria for building a Visual Identity and a Website that express the values of these associations and enhance their reach and visibility. Throughout this research, concepts of Visual Identity Design and Web Design applied to Wind Bands were addressed. A brief historical study of these areas was conducted, culminating in a practical design project for wind band associations. The research methodology consisted of analyzing Case Studies of Visual Identities of wind bands in Portugal, Spain, and Italy. Their respective websites were also examined. The analysis highlighted the communication strategies and approaches applied among the studied associations, defining coherence and a pattern in their visual communication. Sociedade Filarmónica Portimonense was chosen as a case study for the practical project, allowing the testing and application of all the knowledge acquired during the empirical research. The results of this investigation led to the development of a proposal for redesigning the Visual Identity of the Sociedade Filarmónica Portimonense, appealing to values of innovation, contemporaneity, and communication coherence. The research aimed to emphasize and clarify the importance of a suitable Visual Identity for non-profit cultural associations. This Visual Identity should contribute to increasing the notoriety and visibility of wind bands. Thus, this research sought to provide a grounded model for creating a Visual Identity that enables cultural associations to develop a consistent and coherent visual identity. The Visual Identity enhances the visual communication of associations and will increase their visibility and notoriety within the community.

Description

Keywords

Identidade visual de bandas filarmónicas Comunicação visual Bandas filarmónicas Associações culturais

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License