Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Formação e desenvolvimento profissional dos técnicos de diagnóstico e terapêutica em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
305-1193-1-PB.pdf346.13 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Na atualidade, o ensino e a formação assumem uma significativa centralidade nas estratégias de desenvolvimento dos países europeus. No caso concreto da área da Saúde em Portugal, a necessidade de melhorar e otimizar as características da prestação de cuidados de saúde e a própria evolução do trabalho nos hospitais e centros de saúde têm apelado a uma renovação de conteúdos e das modalidades de educação e formação inicial e continua dos diferentes grupos profissionais (médicos, enfermeiros, dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, outros técnicos superiores da área da saúde). Isso supõe, por exemplo, que a educação e formação dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (TSDT) promova, entre outros aspetos, a adequação das qualificações profissionais às constantes mudanças dos estados de saúde e de doença dos cidadãos, para além de realizar a sua função fundamental de contribuir para o desenvolvimento e satisfação pessoal, bem como para fomentar o exercício da cidadania e as competências e habilidades nucleares em avaliação das tecnologias da saúde das diferentes categorias profissionais da saúde.
Nowadays, education and training have a significant central role in European countries development strategies. In the specific case of health sector in Portugal, the need to improve and optimize health care delivery characteristics and the evolution of work in hospitals and health centers have appealed for a renewal of content and modalities of initial and continuous education and training for different professional groups (doctors, nurses, diagnostic and therapeutic technicians, other senior health technicians). This presupposes, for example, that education and training of diagnostic and therapeutic technicians (DTT) promotes, among other aspects, adequacy of professional qualifications for constant changes in the citizens’ health and disease states, in addition to performing its fundamental function to contribute to personal development and satisfaction, as well as to promote citizenship exercise and core competencies and skills in health technology assessment of the different health professional groups.

Description

Keywords

Ensino Formação Desenvolvimento profissional Técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue