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O papel das necessidades psicológicas básicas e do suporte à autonomia no programa de intervenção surf & therapy 

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Abstract(s)

O conceito de surf therapy diz respeito à conjugação da prática do surf e da intervenção psicológica, de modo a alcançar um melhor bem-estar psicossocial. A investigação nesta área é muito reduzida, sendo que a maioria dos estudos avalia apenas o impacto da prática do surf nos participantes e não tem em conta características do programa e da sua aplicação. O objetivo deste estudo foi analisar o contributo do programa de uma intervenção socioemocional, com recurso ao surf (“Surf Therapy”), na promoção das Necessidades Psicológicas Básicas (NPB) e do suporte à autonomia. Procurou-se avaliar em que medida este programa de intervenção pode contribuir para o aumento da satisfação das necessidades de autonomia, competência e relacionamento, bem como o suporte a essa autonomia, tendo em conta a perceção dos participantes e dos monitores. No global, participaram 19 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos (M = 14,63; DP = 2,24) em idade escolar (6º - 12ºano). O estudo seguiu um design descritivo-correlacional e longitudinal, avaliando as dimensões referidas antes e depois da aplicação do programa e as monitorizações realizadas. Os resultados referentes aos vários momentos de avaliação mostram um contributo positivo da implementação do programa de intervenção Surf Therapy na satisfação das NPBs e no suporte à autonomia. Verificou-se um aumento ligeiro em todas as dimensões avaliadas, com exceção da dimensão Tensão/Pressão, que apresenta um decréscimo, refletindo uma melhoria significativa dessa dimensão. Contextos e intervenções em diversos domínios (e.g., desporto, educação), que promovam oportunidades e interações de apoio à autonomia, poderão refletir-se não apenas em índices mais elevados de satisfação das NPB e de motivação autónoma, mas também de bem-estar psicológico.
The concept of surg therapy concerns the articulation of the practice of surf and psychological intervention, with the goal of reaching a better psychological well-being. There has been little research in the area of surf therapy, as most studies evaluate the impact of surfing in people and don’t considerate the characteristics of the surf therapy program. The purpose of this study is to analyze the input of the socioemotional intervention program that uses surf (Surf Therapy), in promoting the Basic Psychological Needs and Autonomy Support. It was evaluated how that intervention program can contribute to the increase of autonomy, competence and relatedness and also the impact of autonomy support perceived by the participants and the coaches. There was a total of 19 adolescents, with an age between 12 and 17 years old (M = 14,63; SD = 2,24) and in school age (6th - 12 grade). This study followed a longitudinal and descriptive correlational design, evaluating the previous mentioned dimensions before and after the program and during the monitoring moments. The results gathered through the several evaluation moments showed a positive contribution of the intervention program Surf Therapy in the BPN satisfaction and Autonomy. It shows a light increase in all dimensions exept in the dimension of Pressure/Tension which presented a decrease which reflects a significative improvement of that dimension. Contexts and interventions in various areas (e.g. sport, education), that promote opportunities and interactions of Autonomy Support, report not only high levels of BPNs satisfaction, autonomous motivation, but also psychological well-being

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Necessidades psicológicas básicas Autonomia Competência Relacionamento Suporte à autonomia

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