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Authors
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Abstract(s)
Este trabalho tem como principal objectivo dar a conhecer a retabulística,
enquanto manifestação artística, em Abrantes, Constância e Sardoal, durante os séculos
XVI, XVII e XVIII.
Como metodologia foram recenseados trinta exemplares subsistentes em igrejas
paroquiais, da Misericórdia e numa igreja conventual.
O desenvolvimento do trabalho foi organizado em quatro capítulos.
No primeiro capítulo, abordou-se o tema fazendo uma breve resenha histórica das
três vilas em apreço, no antigo Regime, contextualizando, no espaço físico e humano, o
nosso objecto de estudo.
No capítulo sequente, analisaram-se os retábulos recenseados sob os seguintes
objectivos: a encomenda; os usos e funções; os materiais e técnicas; a interacção das
artes; a periodização; as tipologias e exemplares ímpares, a filiação artística e por fim,
as oficinas e artistas intervenientes.
No terceiro capítulo, organizaram-se os espécimes em catálogo, tendo como
critério sequencial o espaço geográfico. As fichas compreendem um esquisso do
templo, uma fotografia do retábulo e respectivo texto analítico-descritivo.
Por fim, no último capítulo, apresentaram-se as considerações finais, as fontes e
bibliografia, bem como, toda a informação complementar, organizada em apêndices.
Description
Disertação de mest., História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade do Algarve, 2008
Keywords
Teses História da arte Retábulos Portugal