Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
996.63 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As revisões sistemáticas têm demonstrado a sua relevância em diversas áreas científicas. Estas permitem aos investigadores compreender os principais aspetos numa determinada temática específica e interpretar os diferentes resultados da investigação existente numa área científica. A presente revisão sistémica tem o intuito de compreender a investigação já desenvolvida com o construto da Disponibilidade Emocional Parental Percecionada, sendo esta operacionalizada através da escala LEAP. Pretende-se compreender as características psicométricas e o rigor da escala LEAP, bem como conhecer os principais resultados que emergem da literatura científica.
A revisão segue as diretrizes relativas à Preferred Reporting for Systematic Reviews (PRISMA, 2020). Os artigos científicos foram pesquisados na Scopus, Academic Search Complete, B-on, APA PsyInfo, Psychological and Behavioral Science Collection, Web of Science e MEDLINE. Os artigos incluídos cumprem os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos e foram sistematicamente analisados e selecionados pela equipa de investigação. A qualidade dos mesmos foi avaliada através do Quality of Survey Studies in Psychology Score (Protogerou & Hagger, 2020).
Foram selecionados 16 estudos. As 3 validações internacionais da LEAP apresentam características psicométricas semelhantes. Os diferentes estudos não apresentam diferença significativas consoante a idade, porém as crianças com menos idade tendem a percecionar os seus pais com uma maior Disponibilidade Emocional (DE). A DE parental percebida foi estudada com 28 variáveis diferentes. Comparações de grupos demonstram que perceções mais reduzidas de DE se associam a problemas comportamentais e emocionais. Ao comparar mães e pais, as mães tendem a ser percecionadas como emocionalmente mais disponíveis (mais DE percecionada), contudo estas diferenças entre os pais não são estatisticamente significativas.
Os resultados das validações constituem um bom indicador para o desenvolvimento de validações noutros países, para expandir os estudos de DE parental percecionada. Um dos resultados mais relevantes encontrados é o impacto das baixas perceções DE parental no desenvolvimento de problemas emocionais (e.g., depressão, ansiedade, baixa autoestima, desregulação emocional) e comportamentais (e.g., agressividade, adição à internet, entre outros) das crianças, sendo esses temas os mais enfatizados nas investigações que contemplam a disponibilidade emocional percecionada avaliada através da LEAP. Os resultados das diversas investigações consideradas demonstram a importância de estudar este constructo e a sua operacionalização através da LEAP e de desenvolver intervenções familiares potencialmente promotoras da disponibilidade emocional parental percecionada pelos filhos.
Description
Keywords
Disponibilidade emocional parental percecionada escala lum emotional availability of parents (LEAP) revisão sistemática PRISMA 2020