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Abstract(s)
People can perceive their surroundings, including market or shopping environment through sight, hearing, touch, smell, and taste. Often, senses play a key role in the selection and preference of a specific product. Thus, sensory marketing is crucial, because it is defined as a process engaging customer sense to influence their behavior, memories, emotion, choice, perception, and therefore consumption. The pharmaceutical industry is huge, with a market value of 2.8 trillion dollars worldwide. The pharmaceutical marketing has increased in the last 20 years with spends of nearly 30 billion dollars. Sensory marketing strategies are assumed in the pharmaceutical field, by phar-maceutical industry to differentiate themselves from other competitors by applying distinguishing sensory features (color, smell, name, taste, texture) to the products. It can also be used by commu-nity pharmacists to create a pleasant buying environment. These strategies are not only used for marketing reasons since they may have a potential role in improving patients health and avoiding medical confusion and errors. The main aim of this dissertation is to focus on the fundamentals of consumers behavior, neuromarketing and sensory marketing, understanding how these advanced approaches leverage insight from neuroscientific studies to influence consumer behavior. Also, it focuses on the importance of stimulating the sensory system to evoke emotion and memories and understand how pharmaceutical companies can incorporate sensory elements into their product, packaging, and marketing campaigns to enhance customers trust and loyalty. Furthermore, it will be discussed how dosage forms can influence patients adherence to treatment and improve the therapeutic outcome.
As pessoas podem percecionar o que as rodeia, incluindo o mercado ou o ambiente de compras, através da visão, audição, tato, olfato e paladar. Muitas vezes, os sentidos desempenham um papel fundamental na seleção e preferência de um produto específico. Assim, o marketing sensorial é crucial, porque é definido como um processo que envolve os sentidos do cliente para influenciar o seu comportamento, memórias, emoções, escolhas, perceções e, por conseguinte, o consumo. A indústria farmacêutica é enorme, com um valor de mercado de 2,8 triliões de dólares em todo o mundo. O marketing farmacêutico aumentou nos últimos 20 anos, com gastos de quase 30 mil milhões de dólares. As estratégias de marketing sensorial são assumidas no domínio farmacêutico pela indústria farmacêutica para se diferenciar dos outros concorrentes, aplicando características sensoriais distintivas (cor, cheiro, nome, sabor, textura). aos produtos e podem também ser utilizadas pelos farmacêuticos comunitários para criar um ambiente de compra agradável. Estas estratégias não são utilizadas apenas por razões de marketing, uma vez que podem ter um papel potencial na melhoria da saúde dos pacientes e na prevenção de confusões e erros médicos. Esta dissertação centra-se nos fundamentos do comportamento do consumidor, do neuromarketing e do marketing sensorial, compreendendo como estas abordagens avançadas tiram partido de estudos neurocientíficos para influenciar o comportamento do consumidor. Além disso, centra-se na importância de estimular o sistema sensorial para evocar emoções e memórias, assim compreender como as empresas farmacêuticas podem incorporar elementos sensoriais nos seus produtos, embalagens e campanhas de marketing para aumentar a confiança e a lealdade dos clientes. Também, discute como as formas de dosagem podem influenciar a adesão dos doentes ao tratamento e melhorar o resultado terapêutico.
As pessoas podem percecionar o que as rodeia, incluindo o mercado ou o ambiente de compras, através da visão, audição, tato, olfato e paladar. Muitas vezes, os sentidos desempenham um papel fundamental na seleção e preferência de um produto específico. Assim, o marketing sensorial é crucial, porque é definido como um processo que envolve os sentidos do cliente para influenciar o seu comportamento, memórias, emoções, escolhas, perceções e, por conseguinte, o consumo. A indústria farmacêutica é enorme, com um valor de mercado de 2,8 triliões de dólares em todo o mundo. O marketing farmacêutico aumentou nos últimos 20 anos, com gastos de quase 30 mil milhões de dólares. As estratégias de marketing sensorial são assumidas no domínio farmacêutico pela indústria farmacêutica para se diferenciar dos outros concorrentes, aplicando características sensoriais distintivas (cor, cheiro, nome, sabor, textura). aos produtos e podem também ser utilizadas pelos farmacêuticos comunitários para criar um ambiente de compra agradável. Estas estratégias não são utilizadas apenas por razões de marketing, uma vez que podem ter um papel potencial na melhoria da saúde dos pacientes e na prevenção de confusões e erros médicos. Esta dissertação centra-se nos fundamentos do comportamento do consumidor, do neuromarketing e do marketing sensorial, compreendendo como estas abordagens avançadas tiram partido de estudos neurocientíficos para influenciar o comportamento do consumidor. Além disso, centra-se na importância de estimular o sistema sensorial para evocar emoções e memórias, assim compreender como as empresas farmacêuticas podem incorporar elementos sensoriais nos seus produtos, embalagens e campanhas de marketing para aumentar a confiança e a lealdade dos clientes. Também, discute como as formas de dosagem podem influenciar a adesão dos doentes ao tratamento e melhorar o resultado terapêutico.
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Keywords
Consumer behavior Sensory marketing Pharmaceutical industry Dosage form Medication error