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Dimensões do perfecionismo e facetas mindfulness: um estudo com estudantes universitários

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A saúde mental dos estudantes universitários tem vindo a ser uma crescente preocupação. O perfecionismo clínico ganha relevância, especialmente neste contexto. O perfecionismo é um traço multidimensional, que quando excessivo, pode ser responsável pelo desenvolvimento e manutenção de várias perturbações. Por outro lado, o mindfulness, uma prática que promove a atenção plena e a aceitação sem julgamento, pode ser um forte aliado para ajudar com os efeitos negativos. Este estudo tem como objetivo compreender a relação entre as diferentes dimensões do perfecionismo e as facetas do mindfulness numa amostra de estudantes universitários. Participaram 90 estudantes da Universidade do Algarve no preenchimento de um protocolo online onde forma avaliados os níveis de perfecionismo e as facetas mindfulness. Os resultados não mostraram diferenças significativas entre homens e mulheres nas dimensões do perfecionismo e nas facetas do mindfulness. Em relação às relações entre essas variáveis, os Padrões Pessoais estavam positivamente associados à faceta "Observar", enquanto a Preocupação com os Erros e o Perfecionismo Socialmente Prescrito se correlacionaram negativamente com "Agir com Consciência", "Não Julgar" e "Não Reagir". As análises de regressão indicaram que o Perfecionismo Socialmente Prescrito e a Preocupação com os Erros foram preditores negativos das diferentes facetas do mindfulness, enquanto os Padrões Pessoais previram positivamente a faceta "Observar". Em conclusão, os traços de perfecionismo desadaptativo afetam negativamente a prática do mindfulness, enquanto o perfecionismo adaptativo pode contribuir positivamente para algumas facetas da atenção plena.
The mental health of university students has been a growing concern. Clinical perfectionism is particularly relevant in this context. Perfectionism is a multidimensional trait, and when excessive, it can contribute to the development and maintenance of various disorders. On the other hand, mindfulness, a practice that promotes full attention and non-judgmental acceptance, can be a strong ally in mitigating these negative effects. This study aims to understand the relationship between the different dimensions of perfectionism and the facets of mindfulness in a sample of university students. Ninety students from the University of Algarve participated in completing an online protocol where levels of perfectionism and facets of mindfulness were assessed. The results showed no significant differences between males and females in the dimensions of perfectionism and mindfulness facets. Regarding the relationships between these variables, Personal Standards were positively associated with the "Observe" facet, while Concern Over Mistakes and Socially Prescribed Perfectionism were negatively correlated with "Act with Awareness," "Non-Judging," and "Non-Reactivity." Regression analyses indicated that Socially Prescribed Perfectionism and Concern Over Mistakes were negative predictors of different facets of mindfulness, while Personal Standards positively predicted the "Observe" facet. In conclusion, traits of maladaptive perfectionism negatively impact mindfulness practice, while adaptive perfectionism may positively contribute to some mindfulness facets.

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Estudantes universitários Mindfulness Perfecionismo Saúde mental

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