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As normas sociais no jardim de infância: estratégias de intervenção

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAnica, Aurízia
dc.contributor.authorSousa, Liliana Andreia Machado
dc.date.accessioned2016-04-20T15:10:39Z
dc.date.available2016-04-20T15:10:39Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractO presente relatório enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, a qual foi desenvolvida num jardim de infância situado na cidade de Faro, durante o período de 25 de Novembro de 2013 a 28 de Maio de 2014. De modo a responder à nossa questão inicial, tendo-nos focado nos objetivos definidos e após o diagnóstico realizado, recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa e ao método de investigação-ação. Para dar início ao nosso estudo, foi necessário previamente conhecer as necessidades educativas reveladas pelas crianças. Após uma avaliação de diagnóstico, planeámos diversas estratégias que articuladamente fossem ao encontro das necessidades encontradas e contribuíssem para o desenvolvimento das crianças a nível pessoal, moral e social. Privilegiaram-se estratégias que promovem as boas maneiras, passando da sensibilização para a construção das regras do grupo, destacando a importância dada ao reforço positivo e terminando com um jogo, tendo em vista a avaliação dos resultados da interiorização das regras. Concluiu-se que as estratégias, de distintas maneiras, tiveram resultados positivos, contribuindo para o desenvolvimento das crianças. Cabe ao educador encontrar a melhor forma de promover um desenvolvimento positivo do seu grupo e de cada uma das crianças, nunca se esquecendo que é um modelo e que, portanto deverá agir em conformidade com a mensagem que pretende transmitir. No contexto de uma sociedade em permanente interação e mudança, cabe ao educador incentivar o respeito mútuo que é tão essencial à convivência social positiva e à formação pessoal e social das crianças e dos cidadãos.pt_PT
dc.identifier.tid202227472
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8042
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectJardins de infânciapt_PT
dc.subjectEducadorespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectNormaspt_PT
dc.subjectEstratégias de intervençãopt_PT
dc.titleAs normas sociais no jardim de infância: estratégias de intervençãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

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