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Authors
Abstract(s)
O reconhecimento dos conhecimentos prévios dos alunos é de grande
importância para uma aprendizagem significativa. Estudos efectuados relacionados com
a morfologia e fisiologia humana mostraram que os alunos possuem algumas
concepções alternativas e que estas se mantêm ao longo da escolaridade.
O tema que escolhemos para investigar tem por objecto o “Transporte de
oxigénio e nutrientes até às células”, unidade curricular incluída no programa do 6º Ano
de escolaridade, que se traduz, essencialmente, no estudo do sistema circulatório, tema
já trabalhado no 3º ano de escolaridade, na disciplina de Estudo do Meio.
Com a realização deste trabalho quisemos conhecer os conhecimentos prévios
dos alunos e como estes evoluíam (ou não) após a leccionação da unidade didáctica e as
estratégias utilizadas pelos professores durante o processo de ensino-aprendizagem.
A investigação foi realizada em duas turmas, com 18 e 21 alunos e os dois
professores de Ciências da Natureza, de uma escola do Ensino Básico 2º e 3º Ciclo no
concelho de Faro.
Tendo em vista a prossecução dos objectivos pretendidos, aplicámos dois
questionários (Questionários I e II) aos alunos antes e depois do ensino formal. Durante
o ensino procedemos aos registos audiovisuais das aulas para identificação das
estratégias utilizadas. Entrevistámos, também, os dois professores para um
conhecimento geral da turma.
Aplicámos o teste Wilcoxon, para descobrir se existiam diferenças
significativas entre as concepções dos alunos, registadas antes e após o ensino formal,
tendo-se verificado a inexistência de uma variação significativa de evolução do
conhecimento.
Apesar de não podermos generalizar os resultados, dada a dimensão da amostra
(39 alunos), estes revelam evolução no conhecimento da anatomia interna do coração.
Todavia, persistem concepções incorrectas quanto ao Modelo e Padrão da circulação do
sangue.
Description
Dissertação de mest., Dinamização das Ciências em Contexto Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Aprendizagem Conhecimentos prévios Estratégias Concepções alternativas Sistema circulatório