A inscrição da memória e a construção audiovisual da realidade: uma análise da série documental "Portugal, um retrato social"

Advisor(s)

Esta comunicação discute a série documental Portugal, um retrato social sob duas perspectivas. Por um lado discute o papel desempenhado pelo serviço público de televisão ao produzir esta série que aborda a sociedade portuguesa contemporânea. E, por outro lado, analisa o quarto episódio intitulado “Nós e os outros – uma sociedade plural”, que trata das mudanças que ocorreram no país com a entrada de imigrantes estrangeiros nos últimos anos. Este trabalho insere-se no pós-doutoramento sobre a qualidade na televisão realizado no CIAC da Universidade do Algarve (Portugal) e analisa tanto a produção de conteúdos de qualidade que têm como referência a realidade quanto a contribuição da televisão pública para a discussão sobre as relações entre a história e a memória recente do país. Problematiza ainda a contribuição de obras audiovisuais como Portugal, um retrato social no atual processo de inscrição pelo qual a sociedade portuguesa atravessa a partir a obra Portugal, hoje. O medo de existir.

Universidade Federal da Bahia - Grupo de Análise de Telejornalismo

Collections