Repository logo
 

CAC4-Vários

Permanent URI for this collection

Outras publicações de divulgação científica, técnica, cultural e artística

  • Artigos ou capítulos de livros
  • Materiais multimédia
  • Livros

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 18
  • BAIEG - Boletín da Asociación Internacional de Estudos Galegos
    Publication . Pazos-Justo, Carlos; Vilar, María Jesús Botana; Lama, María Xesús
    Visibilizar, articular, fortalecer, Portugal/Lusofonia. O título destas breves palavras de abertura constituíam o lema da candidatura que formulámos em julho de 2022, depois exposta e aprovada por unanimidade no congresso de setembro da Universidade de Varsóvia. Com este lema presente, a atual Junta Diretiva tem tentado revitalizar a nossa Asociación Internacional de Estudos Galegos (AIEG); este boletim supõe, neste sentido, a materialização dum dos compromissos adquiridos junto das pessoas associadas na última assembleia e que, por outra parte, é referido nos Estatutos da própria AIEG. O webminário acerca dos Estudos Galegos no Exterior, em foco mais à frente, celebrado em julho passado, foi também uma das nossas propostas que esperamos tenha percorrido.
  • A relação do cinema com a educação, políticas e suas pedagogias
    Publication . Pacheco, Raquel
    O interesse político da UE pela literacia cinematográfica, a nova Lei do Cinema e Audiovisual e a criação do Plano Nacional de Cinema (PNC) em Portugal, juntamente com a minha experiência de campo, contribuíram para identificar a necessidade de que fosse desenvolvida uma investigação mais profunda na área da literacia mediática, com o foco voltado para a área do cinema e educação, no País. Realizei por isso uma investigação que nos permitiu saber que na primeira vez, na sua vida, que foram ao cinema, mais de 90% dos jovens portugueses que participaram nesta pesquisa viram um filme realizado nos EUA.
  • Carta de ponta grossa de mídia e educação
    Publication . Pacheco, Raquel
    Esta carta foi elaborada durante o 30 ECOM.EDU - Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa, realizado na cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná, entre 8 e 13 de setembro de 2013. Considerando que a educação para usar as mídias com autonomia e criticidade é um fator fundamental para que pessoas de todas as idades e nações possam exercer o direito humano universal à liberdade de expressão, entendido como o direito de ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, e independentemente de fronteiras;
  • Um dia na vida de crianças com menos de 3 anos: os meios digitais no quotidiano das famílias
    Publication . Jorge, Ana; Tomé, Vitor; Pacheco, Raquel
    O projeto europeu “Um dia na vida” debruça-se sobre uso de meios digitais por crianças com menos de três anos de idade, enquadrado por um interesse pelo consumo de media (digitais) por crianças e jovens, no seio da casa e da família (LIVINGSTONE, 2009), pela literacia digital (MARSH, 2005); e pelo desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância (GILLEN et al., 2007). Nesta comunicação, focamos a metodologia e resultados preliminares do projeto em Portugal, que apontam para a diversidade de mediações dos pais e perceções sobre a utilização das tecnologias digitais por crianças muito novas.
  • A importância da participação de crianças e jovens nas práticas de cinema e educação
    Publication . Pacheco, Raquel
    Há muitos anos que o investigador David Buckingham (2009) aborda e baseia seu trabalho na Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1989 (há mais de 25 anos). O investigador destaca que há uma distinção importante entre os diversos tipos de direitos: “(…) os direitos à provisão e protecção por um lado (os ditos direitos passivos) e o direito à participação por outro (os direitos activos)” (2009:17). E afirma a existência de um discurso contemporâneo sobre os direitos das crianças, e talvez o aspeto mais visível deste fenómeno é que este discurso tem-se refletido em diferentes legislações de muitos países. Portugal é signatário desta Convenção e têm o compromisso de aplicá-la de modo prático. O que mais nos interessa nesta parte é percebermos se o direito à participação está presente no dia-a-dia das oficinas de cinema e educação, pois o chão de escola e o dia-a-dia são os melhores medidores para sabermos como estão a serem implementadas as leis sobre os direitos das crianças e jovens.
  • Dialectical Polyptych: an interactive movie installation
    Publication . Mendes Da Silva, Bruno; António, Rui; Rodrigues, João; Tavares, Mirian
    Most of the known video games developed by important software companies usually establish an approach to the cinematic language in an attempt to create a perfect combination of narrative, visual technique and interaction. Unlike most video games, interactive film narratives normally involve an interruption in time whenever the spectator has to make choices. “Dialectical Polyptych” is an interactive movie included in a project called “Characters looking for a spectactor”, which aims to give the spectator on-the-fly control over film editing, thus exploiting the role of the spectator as an active subject in the presented narrative. This paper presents an installation based on a mobile device, which allows seamless real-time interactivity with the movie. Different finger touches in the screen allow the spectator to alternate between two parallel narratives, both producing a complementary narrative, and change the angle or shot within each narrative.
  • Ocupações midiáticas na cidade: uma análise sobre processo criativo em vídeodança
    Publication . Mendes Da Silva, Bruno; Tavares, Carlos; Vieira, Alba
    Since the invention of the camera and improvement of the scenic materials used in artistic creations we note that researchers, theoreticians and mainly artists have thought the arts since the beginning of the twentieth century in contact with the media. Another characteristic in the arts that is present in the new forms of artistic making is the transposition of borders, 21 Capítulo I – Cinema – Arte a place where artistic languages interact: graffi ti has invaded the streets, dance and theater have left the presentation rooms and artistic relations with the city and in the city present themselves as a small part of the possibilities that contemporary art has brought to the world. Between the intermiditic processes we have video, whereas hybrid language is the result of the addition between dance and video, it presents itself as a process that produces concepts, contaminates itself by a dancing aspect, and consequently contaminates all its aesthetics, and diff ers from the simple video recording. The present study aims to analyze aspects of inter - media relations based on a creative process and experimentation in videodance, where dance, video and modern architecture of the city of Cataguases (MG) interrelate.
  • Carta a Don Ramón
    Publication . Boto, Sandra
    Apressei-me a responder ao seu contacto, como agora se diz, embora a surpresa de receber uma carta de V.ª Ex.ª me tivesse deixado paralisada. Não sei de que modo poderei ser útil a V.ª Ex.ª, mas desde já disponha como entender dos serviços desta já não tão jovem mas permanentemente precária investigadora. São assim os novos tempos. Mas deixe V.ª Ex.ª que lhe dê os parabéns (felicitaciones) pelo seu 150º aniversário (cumpleaños)! Desejo-lhe muita saúde para que possa continuar a brindar-nos com a sabedoria a que nos tem habituado durante o último século e meio, embora já se deva ter apercebido Vª Ex.ª de que nos últimos anos têm surgido algumas vozes dissonantes que carregam (aportan) alguma neblina (niebla) sobre seu trabalho, apontando o dedo ao seu suposto enfoque nacionalista castelhano.
  • Transmídia e a ecologia hipercomplexa das mídia. Poética, linguagem e mediação
    Publication . Santos, Marcelo Moreira
    O presente relatório foi realizado no âmbito do pós-doutoramento de Marcelo Moreira Santos, feito no CIAC, Centro de Investigação em Artes e Comunicação da UAlg, entre 01 de Agosto de 2016 e 06 Janeiro de 2018. A presente pesquisa visa a analisar o fenômeno transmidiático à luz da semiótica de Charles S. Peirce em conjunção com as teorias sistêmicas desenvolvidas por Edgar Morin, Mário Bunge, Ilya Prigogine e Jorge Albuquerque Vieira.
  • João Dias: ‘Sou localista para contrariar a tendência de fazer para fora’
    Publication . Soares, Ana
    JOÃO DIAS, nascido em Faro em 1976, fotógrafo, surgiu a público com o documentário "As Operações SAAL" (2007), que a distribuidora Midas pôs em exibição em Maio e Junho de 2009, no Classic City Alvalade, em Lisboa — um filme de 100 mn.sobre as rigadas de construção de “casas decentes para o povo” que envolveram arquitectos e populações locais em 1974/1975. O autor considera-se um “localista”, um pouco como Sofia Trincão. Nesta entrevista, aborda a importância que Edgar Pêra e Pedro Costa (junto de quem trabalhou entre 1998 e 2009) tiveram na sua formação de autodidata. Lecciona um unidade curricular de Imagem no AR.CO (http://ar.co/).