Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • A participação da sociedade civil e o estímulo ao exercício da cidadania: uma análise do programa Sociedade Civil
    Publication . Borges, Gabriela; Toldy, Teresa
    Este artigo apresenta uma análise do programa Sociedade Civil exibido na 2: portuguesa. Em primeiro lugar será realizada uma breve contextualização das recentes mudanças ocorridas no segundo canal da televisão pública portuguesa e, em segundo lugar, uma análise do programa Sociedade Civil, considerando alguns aspectos da investigação de pós-doutoramento que estou desenvolvendo neste momento. O enquadramento teórico desta análise baseia-se nos estudos sobre a qualidade do serviço público de televisão e, no caso específico desta conferência, abordarei a questão do papel da televisão no que diz respeito ao estímulo ao exercício da cidadania. É importante ressaltar que os estudos sobre a televisão podem apresentar diversas formas de abordagem e este trabalho tem o intuito de discutir o potencial da televisão enquanto um meio de comunicação de massa com um sistema próprio de expressão, que tem a capacidade de veicular programas criativos e proporcionar experiências diferenciadas para a audiência.
  • Transcriação: o pensamento poético na criação de interfaces culturais
    Publication . Batista dos Santos, Noeli; Mendes Da Silva, Bruno; Borges, Gabriela; Reia-Baptista, Vítor
    O objetivo deste artigo é apresentar a tese de que o pensamento poético aplicado à criação de interfaces culturais reconfigura os modos de pronúncia e de interação no âmbito da cibercultura. Transcriar, nesse contexto, é recriar novas formas e funções para as interfaces culturais, neste caso, os blogues. Por meio da pesquisa em arte baseada na prática, é apresentado o percurso metodológico de transcriação do signo blogue para o blogue Metaforametrias.
  • The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore: diálogos entre literatura e cinema na construção de uma narrativa hipermediática
    Publication . Mestre, Isa; Borges, Gabriela
    Este artigo apresenta uma reflexão acerca das aproximações entre literatura e cinema na construção da narrativa hipermediática The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, uma transcriação da curta-metragem de mesmo nome, dirigida por William Joyce e Brandon Oldenburg e vencedora do Óscar para melhor curta-metragem de animação em 2012. Procura-se, a partir do conceito de tradução intersemiótica, abordar o processo de transcriação da obra e o respectivo diálogo entre linguagem cinematográfica, literária e hipermediática.
  • A discussão da qualidade nos canais culturais públicos: o caso de A2: Portuguesa
    Publication . Borges, Gabriela
    Este trabalho apresenta a elaboração de um modelo teórico com parâmetros para a análise da qualidade dos programas de televisão dos canais culturais públicos, com enfoque no estudo de caso da A2: portuguesa. Os parâmetros de qualidade são definidos para cada uma das áreas de actuação da A2:, nomeadamente as áreas cultural, social, infanto-juvenil, educativa e jornalística. Estes consideram as funções gerais a serem desempenhadas para o cumprimento da missão de serviço público de televisão, as funções específicas definidas na Lei da Televisão e no Contrato de Concessão Especial de Serviço Público de 2003, assim como os indicadores de qualidade definidos para a análise dos Planos da Expressão, do Conteúdo e da Mensagem Audiovisual dos programas de cada uma das áreas.
  • A inscrição da memória e a construção audiovisual da realidade: uma análise da série documental "Portugal, um retrato social"
    Publication . Borges, Gabriela
    Esta comunicação discute a série documental Portugal, um retrato social sob duas perspectivas. Por um lado discute o papel desempenhado pelo serviço público de televisão ao produzir esta série que aborda a sociedade portuguesa contemporânea. E, por outro lado, analisa o quarto episódio intitulado “Nós e os outros – uma sociedade plural”, que trata das mudanças que ocorreram no país com a entrada de imigrantes estrangeiros nos últimos anos. Este trabalho insere-se no pós-doutoramento sobre a qualidade na televisão realizado no CIAC da Universidade do Algarve (Portugal) e analisa tanto a produção de conteúdos de qualidade que têm como referência a realidade quanto a contribuição da televisão pública para a discussão sobre as relações entre a história e a memória recente do país. Problematiza ainda a contribuição de obras audiovisuais como Portugal, um retrato social no atual processo de inscrição pelo qual a sociedade portuguesa atravessa a partir a obra Portugal, hoje. O medo de existir.
  • “Rejeitorio”: the battle of man against a river: contextualization and creative process of the second version of the artifact
    Publication . Argôlo, Inês Regina B. de; Mendes da Silva, Bruno; Borges, Gabriela
    The paper contextualizes and discusses the creative process of the artifact “Rejeitorio”: The battle of man against a river (2019-2023), second version of the artwork “Rejeitorio” (2019). This artwork consists of an interactive video installation in the context of digital media that points to the emergence of the defense of the São Francisco River, one of the most important in Brazil.
  • Literacia Turística: a mediação e a sua importância para o conceito.
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Borges, Gabriela; Lopes -Neto, Miguel; Tejedor, Santiago
    O que transforma um turista em alguém que sabe sobre viagens, sobre o que envolvem, desde o momento em que prepara a saída, que experimenta e que, regressando, conta o que viu/enriqueceu? Partindo da conceção de que a literacia é uma prática social continua, holística, realizada em ambientes formais e informais e relacionada com qualquer aspeto da nossa vida e da cidadania e considerando o processo porque passa o viajante, implicando, não apenas todos com quem contacta, mas os meios de comunicação que usa e o desenvolvimento de competências específicas, realizamos uma investigação, que, partindo dos modelos de Pérez-Rodríguez e Delgado-Ponce (2012), Ferrés e Piscitelli (2012) e Scolari et. al. (2018), tem como objetivo compreender as Competências em Tourism Literacy (CTL) e propor uma definição do conceito, que seja trabalhado e abordado pelos investigadores e permita a melhoria da comunicação nesta área. A mediação ganha uma importância estratégica na definição das CTL, já que qualquer interveniente no processo turístico assume o papel de mediador, de educador não formal, que estabelece a ligação entre todos e orienta a sua ação para o desenvolvimento integral do ser humano. Quem serão esses mediadores? O turista, as OGDs, os media, os anfitriões, partindo da premissa que este é um processo nunca terminado, em que se prepara, experimenta e aprende, ou, como diz Tejedor (2021), se vai, olha e, sobretudo, entende. Ou seja, é um processo educomunicativo.
  • Tourism literacy: building a proposal of competencies based on the mediators of the Algarve and their contributions to the concept
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Borges, Gabriela; Lopes-Neto, Miguel
    O artigo dá nota de uma investigação em curso, que analisa as produções mediáticas de três Organizações de Gestão de Turismo do Algarve/Portugal (Região de Turismo do Algarve – RTA, Associação de Turismo do Algarve – ATA e Município de Faro). O objetivo é poder conceptualizar a Literacia Turística, bem como as competências a ela associadas, assim como o papel desempenhado pelos mediadores envolvidos neste processo que os liga, através dos seus canais de comunicação, aos turistas. Com base nos modelos propostos por Pérez Rodríguez e Delgado-Ponce (2012), Ferrés e Piscitelli (2012) e Scolari et. al. (2018) estamos a construir uma proposta de competências, apontando o Conhecimento, a Compreensão e a Expressão como dimensões essenciais para a existência de uma alfabetização no âmbito da indústria turística, tendo em consideração que a Literacia Turística fará parte de um processo de aprendizagem contínuo e holístico, integrado numa nova ecologia de múltiplas alfabetizações.
  • Literacia turística: A mediação como fator estruturante do conceito
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Borges, Gabriela; Tejedor, Santiago; Lopes-Neto, Miguel
    O que nos leva a considerar turistas e demais implicados no processo tu rístico como competentes para as tarefas associadas às várias fases que fazem parte da viagem – preparar, realizar, contar, repetir? Partindo destas ideias e considerando que: • no presente, a socialização e formação do conhecimento é gerada no processo de comunicação (Aguaded, 2005), pelos meios nele utilizados; • que essas aprendizagens ocorrem em ambientes não formais e informais, sendo todos sujeitos do conhecimento e aprendentes (Freire, 2007); • que as competências para se ser literato são diferentes e dinâmicas (Sco lari et al, 2018); • que somos prosumers/produsers (Bruns, 2006), numa ecologia mediá tica, que evoluiu para a convergência de instrumentos, redes, serviços, códigos e conteúdos, influenciadora das atividades económicas, sociais e de cidadania, gerando uma hibridação de géneros narrativos, formatos digitais, novos valores estéticos, semióticos e pragmáticos; • Ou seja: como salientam todos estes autores, as competências associadas à Literacia Mediática estão presentes no quotidiano de cada cidadão, ligando-se a todas as atividades, independentemente da área ou da te mática, pois a presença dos media manifesta-se, de forma muito pre mente, no que desenvolvemos, incluindo a atividade turística no seu todo.