Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- A participação da sociedade civil e o estĆmulo ao exercĆcio da cidadania: uma anĆ”lise do programa Sociedade CivilPublication . Borges, Gabriela; Toldy, TeresaEste artigo apresenta uma anĆ”lise do programa Sociedade Civil exibido na 2: portuguesa. Em primeiro lugar serĆ” realizada uma breve contextualização das recentes mudanƧas ocorridas no segundo canal da televisĆ£o pĆŗblica portuguesa e, em segundo lugar, uma anĆ”lise do programa Sociedade Civil, considerando alguns aspectos da investigação de pós-doutoramento que estou desenvolvendo neste momento. O enquadramento teórico desta anĆ”lise baseia-se nos estudos sobre a qualidade do serviƧo pĆŗblico de televisĆ£o e, no caso especĆfico desta conferĆŖncia, abordarei a questĆ£o do papel da televisĆ£o no que diz respeito ao estĆmulo ao exercĆcio da cidadania. Ć importante ressaltar que os estudos sobre a televisĆ£o podem apresentar diversas formas de abordagem e este trabalho tem o intuito de discutir o potencial da televisĆ£o enquanto um meio de comunicação de massa com um sistema próprio de expressĆ£o, que tem a capacidade de veicular programas criativos e proporcionar experiĆŖncias diferenciadas para a audiĆŖncia.
- Transcriação: o pensamento poĆ©tico na criação de interfaces culturaisPublication . Batista dos Santos, Noeli; Mendes Da Silva, Bruno; Borges, Gabriela; Reia-Baptista, VĆtorO objetivo deste artigo Ć© apresentar a tese de que o pensamento poĆ©tico aplicado Ć criação de interfaces culturais reconfigura os modos de pronĆŗncia e de interação no Ć¢mbito da cibercultura. Transcriar, nesse contexto, Ć© recriar novas formas e funƧƵes para as interfaces culturais, neste caso, os blogues. Por meio da pesquisa em arte baseada na prĆ”tica, Ć© apresentado o percurso metodológico de transcriação do signo blogue para o blogue Metaforametrias.
- The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore: diĆ”logos entre literatura e cinema na construção de uma narrativa hipermediĆ”ticaPublication . Mestre, Isa; Borges, GabrielaEste artigo apresenta uma reflexĆ£o acerca das aproximaƧƵes entre literatura e cinema na construção da narrativa hipermediĆ”tica The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, uma transcriação da curta-metragem de mesmo nome, dirigida por William Joyce e Brandon Oldenburg e vencedora do Ćscar para melhor curta-metragem de animação em 2012. Procura-se, a partir do conceito de tradução intersemiótica, abordar o processo de transcriação da obra e o respectivo diĆ”logo entre linguagem cinematogrĆ”fica, literĆ”ria e hipermediĆ”tica.
- A discussĆ£o da qualidade nos canais culturais pĆŗblicos: o caso de A2: PortuguesaPublication . Borges, GabrielaEste trabalho apresenta a elaboração de um modelo teórico com parĆ¢metros para a anĆ”lise da qualidade dos programas de televisĆ£o dos canais culturais pĆŗblicos, com enfoque no estudo de caso da A2: portuguesa. Os parĆ¢metros de qualidade sĆ£o definidos para cada uma das Ć”reas de actuação da A2:, nomeadamente as Ć”reas cultural, social, infanto-juvenil, educativa e jornalĆstica. Estes consideram as funƧƵes gerais a serem desempenhadas para o cumprimento da missĆ£o de serviƧo pĆŗblico de televisĆ£o, as funƧƵes especĆficas definidas na Lei da TelevisĆ£o e no Contrato de ConcessĆ£o Especial de ServiƧo PĆŗblico de 2003, assim como os indicadores de qualidade definidos para a anĆ”lise dos Planos da ExpressĆ£o, do ConteĆŗdo e da Mensagem Audiovisual dos programas de cada uma das Ć”reas.
- A inscrição da memória e a construção audiovisual da realidade: uma anĆ”lise da sĆ©rie documental "Portugal, um retrato social"Publication . Borges, GabrielaEsta comunicação discute a sĆ©rie documental Portugal, um retrato social sob duas perspectivas. Por um lado discute o papel desempenhado pelo serviƧo pĆŗblico de televisĆ£o ao produzir esta sĆ©rie que aborda a sociedade portuguesa contemporĆ¢nea. E, por outro lado, analisa o quarto episódio intitulado āNós e os outros ā uma sociedade pluralā, que trata das mudanƧas que ocorreram no paĆs com a entrada de imigrantes estrangeiros nos Ćŗltimos anos. Este trabalho insere-se no pós-doutoramento sobre a qualidade na televisĆ£o realizado no CIAC da Universidade do Algarve (Portugal) e analisa tanto a produção de conteĆŗdos de qualidade que tĆŖm como referĆŖncia a realidade quanto a contribuição da televisĆ£o pĆŗblica para a discussĆ£o sobre as relaƧƵes entre a história e a memória recente do paĆs. Problematiza ainda a contribuição de obras audiovisuais como Portugal, um retrato social no atual processo de inscrição pelo qual a sociedade portuguesa atravessa a partir a obra Portugal, hoje. O medo de existir.
- āRejeitorioā: the battle of man against a river: contextualization and creative process of the second version of the artifactPublication . ArgĆ“lo, InĆŖs Regina B. de; Mendes da Silva, Bruno; Borges, GabrielaThe paper contextualizes and discusses the creative process of the artifact āRejeitorioā: The battle of man against a river (2019-2023), second version of the artwork āRejeitorioā (2019). This artwork consists of an interactive video installation in the context of digital media that points to the emergence of the defense of the SĆ£o Francisco River, one of the most important in Brazil.
- Literacia TurĆstica: a mediação e a sua importĆ¢ncia para o conceito.Publication . CĆ“rtes Moreira, Sandra Cristina; PĆ©rez-RodrĆguez, M. Amor; Borges, Gabriela; Lopes -Neto, Miguel; Tejedor, SantiagoO que transforma um turista em alguĆ©m que sabe sobre viagens, sobre o que envolvem, desde o momento em que prepara a saĆda, que experimenta e que, regressando, conta o que viu/enriqueceu? Partindo da conceção de que a literacia Ć© uma prĆ”tica social continua, holĆstica, realizada em ambientes formais e informais e relacionada com qualquer aspeto da nossa vida e da cidadania e considerando o processo porque passa o viajante, implicando, nĆ£o apenas todos com quem contacta, mas os meios de comunicação que usa e o desenvolvimento de competĆŖncias especĆficas, realizamos uma investigação, que, partindo dos modelos de PĆ©rez-RodrĆguez e Delgado-Ponce (2012), FerrĆ©s e Piscitelli (2012) e Scolari et. al. (2018), tem como objetivo compreender as CompetĆŖncias em Tourism Literacy (CTL) e propor uma definição do conceito, que seja trabalhado e abordado pelos investigadores e permita a melhoria da comunicação nesta Ć”rea. A mediação ganha uma importĆ¢ncia estratĆ©gica na definição das CTL, jĆ” que qualquer interveniente no processo turĆstico assume o papel de mediador, de educador nĆ£o formal, que estabelece a ligação entre todos e orienta a sua ação para o desenvolvimento integral do ser humano. Quem serĆ£o esses mediadores? O turista, as OGDs, os media, os anfitriƵes, partindo da premissa que este Ć© um processo nunca terminado, em que se prepara, experimenta e aprende, ou, como diz Tejedor (2021), se vai, olha e, sobretudo, entende. Ou seja, Ć© um processo educomunicativo.
- Tourism literacy: building a proposal of competencies based on the mediators of the Algarve and their contributions to the conceptPublication . CĆ“rtes Moreira, Sandra Cristina; PĆ©rez-RodrĆguez, M. Amor; Borges, Gabriela; Lopes-Neto, MiguelO artigo dĆ” nota de uma investigação em curso, que analisa as produƧƵes mediĆ”ticas de trĆŖs OrganizaƧƵes de GestĆ£o de Turismo do Algarve/Portugal (RegiĆ£o de Turismo do Algarve ā RTA, Associação de Turismo do Algarve ā ATA e MunicĆpio de Faro). O objetivo Ć© poder conceptualizar a Literacia TurĆstica, bem como as competĆŖncias a ela associadas, assim como o papel desempenhado pelos mediadores envolvidos neste processo que os liga, atravĆ©s dos seus canais de comunicação, aos turistas. Com base nos modelos propostos por PĆ©rez RodrĆguez e Delgado-Ponce (2012), FerrĆ©s e Piscitelli (2012) e Scolari et. al. (2018) estamos a construir uma proposta de competĆŖncias, apontando o Conhecimento, a CompreensĆ£o e a ExpressĆ£o como dimensƵes essenciais para a existĆŖncia de uma alfabetização no Ć¢mbito da indĆŗstria turĆstica, tendo em consideração que a Literacia TurĆstica farĆ” parte de um processo de aprendizagem contĆnuo e holĆstico, integrado numa nova ecologia de mĆŗltiplas alfabetizaƧƵes.
- Literacia turĆstica: A mediação como fator estruturante do conceitoPublication . CĆ“rtes Moreira, Sandra Cristina; PĆ©rez-RodrĆguez, M. Amor; Borges, Gabriela; Tejedor, Santiago; Lopes-Neto, MiguelO que nos leva a considerar turistas e demais implicados no processo tu rĆstico como competentes para as tarefas associadas Ć s vĆ”rias fases que fazem parte da viagem ā preparar, realizar, contar, repetir? Partindo destas ideias e considerando que: ⢠no presente, a socialização e formação do conhecimento Ć© gerada no processo de comunicação (Aguaded, 2005), pelos meios nele utilizados; ⢠que essas aprendizagens ocorrem em ambientes nĆ£o formais e informais, sendo todos sujeitos do conhecimento e aprendentes (Freire, 2007); ⢠que as competĆŖncias para se ser literato sĆ£o diferentes e dinĆ¢micas (Sco lari et al, 2018); ⢠que somos prosumers/produsers (Bruns, 2006), numa ecologia mediĆ” tica, que evoluiu para a convergĆŖncia de instrumentos, redes, serviƧos, códigos e conteĆŗdos, influenciadora das atividades económicas, sociais e de cidadania, gerando uma hibridação de gĆ©neros narrativos, formatos digitais, novos valores estĆ©ticos, semióticos e pragmĆ”ticos; ⢠Ou seja: como salientam todos estes autores, as competĆŖncias associadas Ć Literacia MediĆ”tica estĆ£o presentes no quotidiano de cada cidadĆ£o, ligando-se a todas as atividades, independentemente da Ć”rea ou da te mĆ”tica, pois a presenƧa dos media manifesta-se, de forma muito pre mente, no que desenvolvemos, incluindo a atividade turĆstica no seu todo.
- La alfabetización mediĆ”tica como nuevo Ć”mbito de conocimiento cientĆficoPublication . Aguaded, Ignacio; Borges, GabrielaLa alfabetización mediĆ”tica ha adquirido en los Ćŗltimos tiempos una emergente presencia en los Ć”mbitos acadĆ©micos y cientĆficos. Sin duda, la importancia de la comunicación, los medios, las redes sociales y todos los dispositivos de interacción y comunicación han ganado en las dos Ćŗltimas dĆ©cadas un papel estelar en esta sociedad que para muchos es ya la āsociedad de las pantallasā, de la información, de las fake news al mismo tiempo, del espectĆ”culo digital y del conocimiento global, de la gamificación y de hipnosis colectiva. Todo lo mĆ”s excelso del ser humano y lo mĆ”s Ćnfimo tienen cabida, y al mismo tiempo, en la galerĆa mediĆ”tica que simboliza mejor que nadie el telĆ©fono móvil, el ācelularā.
