Reflexões sobre o campo do cinema e educação

Não estamos engatinhando, não estamos no começo, estamos nos arrastando na área. É porque ainda não se encontrou uma maneira adequada, ou mais interessante, de se fazer isso. Apesar do campo já existir há muitos anos, ou melhor, décadas, atualmente continuamos tentando provar que ele é importante. Me parece que existe um vácuo entre quem está fazendo, quem está aprendendo e a relação com o governo e com a escola. Há uma ausência de comunicação. (Índia Martins – Professora de cinema e educação da UFF, 2014) . A afirmação, acima, de Martins dá conta de um problema de base em relação ao campo do cinema e educação no país. Este é o assunto central deste artigo que pretende refletir sobre o cinema e educação enquanto campo baseando-se no trabalho que desenvolvemos ao longo dos últimos anos. Para compreendermos com mais clareza esta temática, primeiro vamos conhecer um pouco da sua história. Em um estudo sobre a relevância do movimento anarquista1 no Brasil e seu envolvimento com o cinema, no início do século XX, em um período que vai dos anos 1901 a 1921, Figueira (2004) faz um relato sobre a introdução e os usos do cinematógrafo pela Igreja, pelo Estado e pela indústria/mercado, na sociedade Brasileira.

Cinema Educação