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  • Um dia na vida de crianças com menos de 3 anos: os meios digitais no quotidiano das famílias
    Publication . Jorge, Ana; Tomé, Vitor; Pacheco, Raquel
    O projeto europeu “Um dia na vida” debruça-se sobre uso de meios digitais por crianças com menos de três anos de idade, enquadrado por um interesse pelo consumo de media (digitais) por crianças e jovens, no seio da casa e da família (LIVINGSTONE, 2009), pela literacia digital (MARSH, 2005); e pelo desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância (GILLEN et al., 2007). Nesta comunicação, focamos a metodologia e resultados preliminares do projeto em Portugal, que apontam para a diversidade de mediações dos pais e perceções sobre a utilização das tecnologias digitais por crianças muito novas.
  • Um dia na vida de 3 meninos portugueses com menos de 3 anos
    Publication . Pacheco, Raquel; Jorge, Ana; Tomé, Vitor; Stella, Claudia; Cameron, Catherine Anna
    Portugal conheceu na última década um desenvolvimento assinalável em termos de acesso à internet de banda larga e de posse de dispositivos de acesso à internet, devido ao programa governamental Plano Tecnológico, em diversas áreas, incluindo na educação, com o programa Magalhães e e-Escolas (Um Computador por Criança) (Pereira, 2013). Com a expansão do mercado das tecnologias dos media, e a sua apropriação por organizações e famílias, os usos tornaram-se mais frequentes e ubíquos, e a idade do primeiro acesso aos ecrãs cada vez menor: televisor ou smart TV, computador, smartphone, tábletes, consolas de jogos, e-readers difundiram-se pelos lares, muitas vezes associados precisamente aos mais novos, por se apresentarem intuitivos (Ponte et al., 2017; Marsh, 2014). O conhecimento destas práticas de experiência contextualizada é decisiva para que se compreendam as implicações ao nível da aprendizagem, das literacias, da mundivisão e na educação global das crianças (Sefton-Green et al., 2016).
  • A literacia mediática da relação cinema-educação
    Publication . Pacheco, Raquel
    O interesse político da UE pela literacia cinematográfica, a nova Lei do Cinema e Audiovisual e a criação do Plano Nacional de Cinema (PNC) em Portugal, juntamente com a minha experiência de campo, contribuíram para identificar a necessidade de que fosse desenvolvida uma investigação mais profunda na área da literacia mediática, com o foco voltado para a área do cinema e educação, no País. Realizei por isso uma investigação que nos permitiu saber que na primeira vez, na sua vida, que foram ao cinema, mais de 90% dos jovens portugueses que participaram nesta pesquisa viram um filme realizado nos EUA.Este dado mostra-nos que, para muitas gerações, principalmente as mais novas, o primeiro filme a que assistiram numa sala de projecção, quando eram pequenos, foi um filme comercial (na sua maioria de animação) norte-americano. Esta é a marca de um longo processo de colonização mundial e que possui sérios desdobramentos.
  • A relação do cinema com a educação, políticas e suas pedagogias
    Publication . Pacheco, Raquel
    O interesse político da UE pela literacia cinematográfica, a nova Lei do Cinema e Audiovisual e a criação do Plano Nacional de Cinema (PNC) em Portugal, juntamente com a minha experiência de campo, contribuíram para identificar a necessidade de que fosse desenvolvida uma investigação mais profunda na área da literacia mediática, com o foco voltado para a área do cinema e educação, no País. Realizei por isso uma investigação que nos permitiu saber que na primeira vez, na sua vida, que foram ao cinema, mais de 90% dos jovens portugueses que participaram nesta pesquisa viram um filme realizado nos EUA.
  • Pensando o cinema educação na escola
    Publication . Pacheco, Raquel
    Este artigo fala sobre a inserção do cinema na escola e discute as vertentes que vêem o cinema como um recurso didático e a que vê o cinema, entre outras coisas, como uma linguagem. É nesse limiar, entre o uso “escolarizado” que reduz o cinema a mais um recurso didático e o uso do cinema como objeto de experiência estética e expressiva da sensibilidade, do conhecimento e das múltiplas linguagens humanas que iremos analisar. As dimensões do cinema e das pedagogias utilizadas nos processos de trabalho com o cinema e educação dentro da escola são aqui repensadas.
  • Reflexões sobre o campo do cinema e educação
    Publication . Pacheco, Raquel
    Não estamos engatinhando, não estamos no começo, estamos nos arrastando na área. É porque ainda não se encontrou uma maneira adequada, ou mais interessante, de se fazer isso. Apesar do campo já existir há muitos anos, ou melhor, décadas, atualmente continuamos tentando provar que ele é importante. Me parece que existe um vácuo entre quem está fazendo, quem está aprendendo e a relação com o governo e com a escola. Há uma ausência de comunicação. (Índia Martins – Professora de cinema e educação da UFF, 2014) . A afirmação, acima, de Martins dá conta de um problema de base em relação ao campo do cinema e educação no país. Este é o assunto central deste artigo que pretende refletir sobre o cinema e educação enquanto campo baseando-se no trabalho que desenvolvemos ao longo dos últimos anos. Para compreendermos com mais clareza esta temática, primeiro vamos conhecer um pouco da sua história. Em um estudo sobre a relevância do movimento anarquista1 no Brasil e seu envolvimento com o cinema, no início do século XX, em um período que vai dos anos 1901 a 1921, Figueira (2004) faz um relato sobre a introdução e os usos do cinematógrafo pela Igreja, pelo Estado e pela indústria/mercado, na sociedade Brasileira.
  • Linguagem audiovisual: jovens, pedagogia e participação
    Publication . Pacheco, Raquel
    Com base na nossa experiência como docente, este artigo tem como objetivo analisar as práticas de produção audiovisual e seus conteúdos, num contexto participativo com jovens universitários entre os 19 e 23 anos. Como aporte teórico, discutimos a linguagem audiovisual a partir da educação para os media, utilizando a pedagogia participativa (Freire, 2005) no âmbito universitário. Analisamos neste texto nossa prática docente, durante os anos letivos de 2016 e 2018, no curso de Ciências da Comunicação quando ministramos a cadeira Atelier de Televisão I e II onde a linguagem audiovisual trabalhada de modo teórico/prático com os jovens é a principal temática.
  • Arte, entretenimento e política: o cinema no contexto educativo
    Publication . Pacheco, Raquel
    Focamos nos principais projetos de cinema e educação, tendo como certeza que um campo é uma constituição de elementos em constante movimento. Identificamos e refletimos sobre o surgimento e desenvolvimento do cinema e educação em Portugal, assim como seus atuais desafios. Escrito com a intenção de sistematizar as informações e dados encontrados durante nossa pesquisa, este texto aborda contextos históricos e políticas públicas com enfase nos projetos que são implementados. Analisamos os motivos e movimentos que impulsionaram e que continuam a impulsionar este campo, assim como aquilo que o retrai e que vem limitando seu crescimento.
  • When youths have a voice: an ethnographic study of media and youth cultures in Portugal
    Publication . Pacheco, Raquel
    Statistics show that the increase in violence in countries like Brazil and Portugal involves children and young people. This creates a stigma that in most cases involves situations of risk and abandonment, shifting the position of victims to social villains. The main motivation for this research was based on this perception. We use cinema as a means of reflection over violence, citizenship and youth. Contemporary cinema has repeatedly shown a part of society that in most cases is unknown. Films such as the Brazilian City of God, the Portuguese Zone J, the South African Wooden Camera and the Venezuelan Huelepega, ley de la Calle present, through fiction, the reality of children and young people who live in situations of similar risks, exclusion, violence and abandonment. Is this a coincidence (which we do not believe to be the case), or a reality as a result of this modern, globalized and industrial society we live in?
  • O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educação
    Publication . Pacheco, Raquel
    O desenho metodológico utilizado para a realização de uma pesquisa de campo sobre projetos de cinema e educação em Portugal e no Brasil é o tema principal a ser tratado aqui. A pesquisa realizada teve como objetivo caracterizar como diferentes projetos de cinema e educação funcionam no seu dia-a-dia; identificar que tipo de pedagogias e metodologias são utilizados; saber o que estes projetos significam e de que forma contribuem para e com os jovens que deles participam e para sua educação enquanto sujeitos de direitos; e, por fim, perceber o papel das políticas públicas nesta área. Com o intuito de conseguirmos respostas para estas demandas, realizamos um trabalho de campo no Brasil e em Portugal, onde desenvolvemos um processo metodológico que inclui a pesquisa etnográfica através da observação participante e outros métodos relacionados à pesquisa qualitativa. E é sobre este processo metodológico que iremos falar.