Repository logo
 
Publication

A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema

dc.contributor.advisorCoelho, Ana Cristina
dc.contributor.advisorGonçalves, Carla Dionísio
dc.contributor.authorGonçalves, Inês de Jesus
dc.date.accessioned2016-05-19T16:27:38Z
dc.date.available2016-05-19T16:27:38Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractO relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se “A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema” e foi efetuado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2013/2014. A realização da investigação desenvolveu-se num jardim-de-infância de Faro e teve como objetivo estudar a criatividade em crianças com três anos de idade. Para atingir este objetivo adotou-se como abordagem a criação de situações problema cuja resolução passava pelo recurso a estratégias e mecanismos relacionados com a área das ciências. Construiu-se um instrumento didático denominado “A Ponte”, representativo de uma situação problema, e que constava num protótipo de uma ponte, formada por uma plataforma ligada a duas torres, que permitiria a passagem de berlindes de uma torre para a outra se a região central da plataforma não tivesse uma interrupção (abertura). As soluções encontradas pelas crianças para o problema foram usadas para analisar a criatividade. Os resultados obtidos permitiram diagnosticar o número e tipo de respostas e as conceções prévias dos participantes no estudo, bem como, o nível de aplicação/interesse de cada criança na resolução da situação problema. Os resultados obtidos relativamente à presteza, dinamismo, flexibilidade, originalidade e atenção ao detalhe na realização das tarefas propostas, através da seleção dos materiais e a definição de novos parâmetros, tais como, o tempo global gasto na exploração da atividade, o tempo decorrido até as crianças encontrarem a primeira solução do problema e o material utilizado na primeira solução do problema, permitiram conceber uma escala de avaliação da criatividade com base no instrumento didático “A Ponte”. Esta escala apresenta 3 níveis tendo-se observado que 3 crianças foram colocadas no Nível 3 (nível mais elevado), 6 crianças foram colocadas no Nível 2 e 6 crianças foram colocadas no Nível 1.pt_PT
dc.identifier.tid202139492
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8293
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectIdade pré-escolarpt_PT
dc.subjectJardins de infânciapt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.titleA criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problemapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve.Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1 -A CRIATIVIDADE EM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR, ESTUDADA A PARTIR DE SITUAÇÕES PROBLEMA.pdf
Size:
1.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2 -Anexo I - Grelha de observação.pdf
Size:
187.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: