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A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema
| dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Cristina | |
| dc.contributor.advisor | Gonçalves, Carla Dionísio | |
| dc.contributor.author | Gonçalves, Inês de Jesus | |
| dc.date.accessioned | 2016-05-19T16:27:38Z | |
| dc.date.available | 2016-05-19T16:27:38Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.date.submitted | 2014 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 | |
| dc.description.abstract | O relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se “A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema” e foi efetuado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2013/2014. A realização da investigação desenvolveu-se num jardim-de-infância de Faro e teve como objetivo estudar a criatividade em crianças com três anos de idade. Para atingir este objetivo adotou-se como abordagem a criação de situações problema cuja resolução passava pelo recurso a estratégias e mecanismos relacionados com a área das ciências. Construiu-se um instrumento didático denominado “A Ponte”, representativo de uma situação problema, e que constava num protótipo de uma ponte, formada por uma plataforma ligada a duas torres, que permitiria a passagem de berlindes de uma torre para a outra se a região central da plataforma não tivesse uma interrupção (abertura). As soluções encontradas pelas crianças para o problema foram usadas para analisar a criatividade. Os resultados obtidos permitiram diagnosticar o número e tipo de respostas e as conceções prévias dos participantes no estudo, bem como, o nível de aplicação/interesse de cada criança na resolução da situação problema. Os resultados obtidos relativamente à presteza, dinamismo, flexibilidade, originalidade e atenção ao detalhe na realização das tarefas propostas, através da seleção dos materiais e a definição de novos parâmetros, tais como, o tempo global gasto na exploração da atividade, o tempo decorrido até as crianças encontrarem a primeira solução do problema e o material utilizado na primeira solução do problema, permitiram conceber uma escala de avaliação da criatividade com base no instrumento didático “A Ponte”. Esta escala apresenta 3 níveis tendo-se observado que 3 crianças foram colocadas no Nível 3 (nível mais elevado), 6 crianças foram colocadas no Nível 2 e 6 crianças foram colocadas no Nível 1. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202139492 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8293 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Criatividade | pt_PT |
| dc.subject | Crianças | pt_PT |
| dc.subject | Idade pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Jardins de infância | pt_PT |
| dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
| dc.title | A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve.Escola Superior de Educação e Comunicação | |
| thesis.degree.level | Mestre | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
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